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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

enlaçar e circular, sob um tom de união-comunhão, a força

dos coletivos.

A educação problematizadora, Freireana, nos coloca o

mundo como algo não acabado: “já não é algo sobre que se

fala com falsas palavras, mas o mediatizador dos sujeitos da

educação, a incidência da ação transformadora dos homens,

de que resulte sua humanização” (FREIRE, 1987, p.75). Então,

é possibilidade viva de enfrentamento desse contexto que

vem nos assolando.

Por fim, em tom problematizador, deixamos a questão

trazida por Paulo Freire (1987, p. 75), para que possamos

seguir a reflexão em ri0tmo de inacabamento e melodia

de lut0a, de harmonia e de resistência: “Nenhuma ‘ordem’

opressora suportaria que os oprimidos todos passassem a

dizer: “Por quê?”

Palavras-chave:

Paulo Freire. Pedagogia do Oprimido. Re-

sistência. Problematização.

REFERÊNCIAS:

VIEIRA, Adriano. Cartas Pedagógicas In: STRECK, Danilo R; RE-

DIN, Euclides; ZIKOSKI, Jaime José. (orgs) 2 ed.

Dicioná-

rio Paulo Freire

. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

FREIRE, Paulo.

Pedagogia do oprimido

. 17 ed. Rio de Janei-

ro: Editora Paz e Terra S/A, 1987.