Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1357 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1357 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1357

EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

aprova a PEC 55/2016, que se torna a Emenda Constitucional

95, congelando por 20 anos gastos (diríamos investimentos)

públicos. Congelando a educação, a autonomia recente que

vinha se firmando. Esfriou-se o sonho de toda uma geração

que está vindo aí.

Essa breve visualização do contexto é o ponto no qual

queremos deixar em evidência nosso sentimento: opressão.

Vigora, escancaradamente, a conjuntura de dominação, de

opressores e oprimidos: daqueles que podem contra os que

não podem, os que tem muito contra aqueles que nada tem,

em que o muito é dado para os que tem de sobra enquanto

é tirado/negado aos que nada/pouco tem. “Por isto é que,

para os opressores, o que vale é ter mais e cada vez mais,

à custa, inclusive, do ter menos ou do nada ter dos oprimi-

dos. Ser, para eles, é ter e ter como classe que tem” (FREIRE,

1987, p.46). Para não estarmos “coniventes com o regime

opressor” (FREIRE,1987, p. 51) é que escrevemos, lutamos e

refletimos.

Nestes movimentos de resistência e denúncia da reali-

dade atual, o XX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire

nos assegura espaços, agora, cada vez mais diminuídos. En-

tão, no “Legado e Presença de Paulo Freire no Rio Grande

do Sul” está claro que, o legado de Freire está vinculado

àquilo que deixou, material e imaterial, às gerações que as-

sim como muitos de nós, conhecem-no pela sua singular e

importante obra. De modo que sua presença é sentida-vivi-

da pela intensidade de suas palavras escritas, pelo entusias-

mo na transformação em um ser mais e, na esperança de

tempos melhores. O momento atual é semelhante ao vivido

por Freire e na sua leitura encontramos forças para nos ala-

vancar, nos dar fôlego para resistir e ousar-tentar-criar-lutar.

O desgoverno atual do Brasil vem permanentemente

apoderando-se de concepções bancárias e autoritárias no

que se refere à educação. Paulo Freire nos acompanha e au-

xilia nesta reflexão, principalmente quando define “a con-

cepção bancária da educação como instrumento de opres-

são” (1987, p.57). Há razões para o desgoverno se apropriar