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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Paulo Freire da Escola João de Oliveira, constituiremos um

grupo de estudos de Paulo Freire, para nos instrumentali-

zarmos teoricamente de seus escritos, com vistas a fortale-

cermos nossa ação docente e a pensarmos e repensarmos o

espaço escolar, como espaço público de luta e de resistên-

cia frente às desigualdades sociais impostas pelo modelo de

sociedade neoliberal vigente.

Ainda dentro do evento, que aconteceu na nossa es-

cola, vimos que os nosso grupo estava motivado a dar con-

tinuidade ao nosso processo de formação permanente, tra-

zendo ideias para novas leituras, escritas e apresentação do

fazer docente.

O espaço de formação em nosso entendimento não

se propõe a dar respostas definitivas, a encaminhar soluções

prontas, mas a problematizar a realidade concreta, vivencia-

da por cada um de nós, de forma que através do diálogo, da

discussão e da reflexão novas ações se concretizem e que

estas tenham como premissa a transformação e superação

do modelo de sociedade em que estamos inseridos, pois

este não serve a maioria e sim a uma minoria privilegiada

que detém o controle político, econômico, social e cultural

do país.

O ato político pedagógico protagonizado pelos mais

de 70 professores que participaram do evento demonstra

que a mudança é difícil, mas é possível e de que a esperan-

ça, não como simples espera, mas como luta de resistência

e enfrentamento ao modelo de sociedade vigente. Segundo

Freire (2008), “não é, porém, a esperança um cruzar de bra-

ços e esperar. Move-me na esperança enquanto luto e se

luto com esperança, espero” (p.173).

A esperança é uma categoria da obra de Freire que

precisa estar presente e incorporada em nossos fazeres pe-

dagógicos, como busca permanente pelo fim das desigual-

dades e mazelas sociais e pela instituição de novas relações

sociais, pautadas pela ética, pelo respeito, pela igualdade de

direitos, pelo acesso democrático aos bens públicos, com

autonomia e liberdade de ser, pensar e criar.