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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

-metodológicas a respeito da elaboração e efetivação dos

mesmos. Pensando nisso, foram convidados professores,

tanto da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) quanto

da rede municipal que pudessem relatar experiências bem

sucedidas com diferentes tipos de projetos. Estes momentos

foram bastante importantes, pois trouxeram a tona a discus-

são do tema, como efetivá-los na prática de cada um, bem

como a mudança do projeto político pedagógico da escola,

que passou a constar como metodologia de ensino a orga-

nização de conteúdos por meio de projetos.

Após este evento, a escola passa a organizar encon-

tros pontuais de diálogos entre o grupo de docentes para

problematizar questões emergentes da sala de aula, tais

como conteúdos conceituais, pareceres de alunos, desen-

volvimento do processo de ensino aprendizagem. Porém,

estes encontros eram reduzidos a pequenos grupos de

cada vez, sem o envolvimento de todos os educadores da

escola.

No ano de 2018, a partir de uma articulação do nos-

so Diretor que é membro integrante do Grupo de Pesquisa

sobre Formação de Professores, Práticas Pedagógicas e de

Gestão da UNISINOS foi oportunizada a participação dos

nossos docentes no Pré Fórum de Estudos e Leituras de

Paulo Freire da referida Instituição. Para tal evento a gestão

da escola João de Oliveira assumiu os custos com transpor-

te locando um ônibus que transportasse os professores de

Rio Grande até Porto Alegre, numa estratégia de estimulo,

incentivo e de criação das condições efetivas e necessárias à

presença dos nossos professores neste encontro.

É importante registrar este feito, no sentido de que a

formação permanente como política pública carece de con-

dições concretas para sua realização, de maneira a deixar

de ser apenas um discurso e configurando-se como práti-

ca pedagógica e de gestão. Neste sentido, por sermos uma

gestão que acredita na formação permanente como instru-

mento de luta e de transformação social fomos construir as

“pontes que permitiriam essa travessia”.