Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1161 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1161 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1161

EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

A Formação permanente na perspectiva de Freire é a

possibilidade de repensar e qualificar a prática pedagógica

com vistas a fundamentar a ação docente, de forma que esta

não seja ingênua ou espontâneísta e que esteja a serviço das

classes populares, daqueles e daquelas, oprimidos por um

sistema de lógica excludente, que é o capitalista.

A participação de nossa escola no Pré Fórum de Paulo

Freire da UNISINOS buscou estimular o grupo de professo-

res a escrever trabalhos para o Fórum de Estudos e Leituras

de Paulo Freire que ocorrerá em maio de 2018, uma vez que,

acreditamos que é preciso dar vez e voz aos professores, es-

pecialmente aqueles que atuam na escola pública, por vezes

tão desvalorizada e desacreditada.

É fundamental destacar as práticas pedagógicas signi-

ficativas desenvolvidas no âmbito das escolas, como forta-

lecimento e reconhecimento da relevância social desta pro-

fissão, que dentre seus pressupostos está o desvelamento

crítico da realidade, e das mazelas sociais que caracterizam

a situação concreta em que vivemos.

Como resultado da participação de nossa escola no

Pré Fórum de Estudos e Leituras de Paulo Freire da UNI-

SINOS/RS, alguns professores motivados pelo espírito do

evento, pelo reconhecimento da importância do estudo,

da leitura, do aprofundamento teórico, da qualificação dos

dizeres, saberes e fazeres docentes sugeriram que a nossa

escola protagonizasse a realização de um Pré Fórum Paulo

Freire.

Percebemos com essa iniciativa, que frisamos, partiu

dos professores da escola o entendimento destes de que

a ação docente não pode se embasar exclusivamente no

tempo de experiência e/ou exercício da mesma, mas que

precisa dialogar com a teoria, e, que, a aliança entre teoria

e prática pedagógica apontará para uma ação educativa

transformadora.

Ao voltarmos para Rio Grande, para o exercício de

nossas práticas pedagógicas na Escola Prof. João de Oliveira

Martins iniciamos a organização do nosso Pré Fórum. Cons-