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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

vor da transformação de contextos sociais opressivos e da

autonomia e emancipação dos excluídos, principalmente na

América Latina e na África.

Quando pôde retornar ao país, foi convidado para

atuar como docente-pesquisador da Pontifícia Universidade

Católica de São Paulo (PUC-SP), no Programa de Estudos

Pós-Graduados em Educação: Currículo, trabalho que de-

senvolveu até o seu falecimento, em 1997. Entre 1989-1991,

Freire foi Secretário Municipal da Educação, na cidade de

São Paulo, na qual colocou em prática políticas para uma

educação pública, popular e democrática, com qualidade

social, para todos.

O seu livro mais importante, “Pedagogia do Oprimi-

do”, já foi traduzido em dezenas de idiomas. Giroux (2013)

ressalta ser esse um texto clássico da Pedagogia Crítica que

influenciou gerações de professores e intelectuais de todo o

mundo. Os exemplares desse livro já atingiram a marca de

mais de um milhão de cópias.

A crescente publicação de suas obras, em vários países,

em dezenas de idiomas, confere ao conjunto das produções

de Freire o caráter de uma obra universal que vem sendo

destacada na literatura, nos depoimentos de reconhecidos

autores da área da Educação de diferentes nacionalidades,

e na ampliação do número de pesquisas que se apoiam no

referencial pedagógico freireano

6

. Michael W. Apple, pro-

fessor da Universidade de Wisconsin-Madison, um dos mais

conhecidos especialistas internacionais no campo da edu-

cação crítica e um dos principais estudiosos do pensamento

freireano nos Estados Unidos, destaca que:

[Paulo Freire] é importante para toda essa imensi-

dão de pessoas, para muitos países, que reconhe-

cem que a nossa tarefa é “dar nome ao mundo”,

6

O uso deliberado do adjetivo freireano e flexões, assumido nesse texto e em

produções da Cátedra Paulo Freire da PUC-SP, é uma questão de preferên-

cia, pela compreensão de que a manutenção da grafia integral do sobreno-

me do autor destaca commaior vigor a procedência das produções: a matriz

de pensamento de Paulo Freire. Em alguns redutos acadêmicos significativos

seguiu-se, pois, o seguinte critério: à ortografia original do antropônimo, foi

acrescentado o sufixo ano, resultando no adjetivo freireano.