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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Educação Ambiental, Ecologia Social e Fonoaudiologia. Na

área de Exatas, as pesquisas estão nos campos de Engenha-

ria, Economia, Agricultura, Agronomia, Arquitetura, Ciências

da Computação e Design.

Registre-se, também, a ampliação do número de Ins-

titutos e Cátedras Paulo Freire em vários países do mundo,

dentre os quais estão Portugal, Espanha Itália e Estados Uni-

dos. A pesquisa de Oliveira (2015), encontrou, na América

Latina, 77 Institutos e Cátedras localizados na Argentina,

Colômbia, México, Chile e Brasil, sendo que está no Brasil

o maior número dessas instituições. Sediados ou não em

espaços acadêmicos, tais organismos dedicam-se ao ensino,

realizam publicações, pesquisas e têm organizado eventos

de caráter internacional para o aprofundamento e divulga-

ção do pensamento freireano.

É digno de nota o aumento do número de grupos de

pesquisa certificados pelo Conselho Nacional de Desenvol-

vimento Científico e Tecnológico (CNPq), que se dedicam

a pesquisar o pensamento de Paulo Freire, sob diferentes

enfoques. Estão registrados, na base do CNPq, 38 grupos de

pesquisa, revelando o interesse da academia em investigar

o legado freireano.

O PENSAMENTO DE PAULO FREIRE NA ATUALIDADE:

ANÁLISE DE POLÍTICAS E PRÁTICAS – UMA PESQUISA A

VÁRIAS MÃOS

7

O lócus de origem da pesquisa: a Cátedra Paulo Freire da

PUC-SP

Quando Paulo Freire já não estava entre nós, em sua

homenagem, a PUC-SP criou, no segundo semestre de 1998,

a Cátedra Paulo Freire, sob a direção do Programa de Edu-

cação: Currículo.

7

Conferir texto que relata edições anteriores desse projeto: SAUL, Ana Ma-

ria. O Pensamento Paulo Freire na atualidade: legado e reinvenção. Revista

e-Curriculum, vol.14, n. 1 (2016), pág. 9-34.