Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1162 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1162 / 2428 Next Page
Page Background

1162

EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

tituímos uma equipe organizadora, formada por membros da

direção, coordenação pedagógica e docentes com regência

de classe.

O Pré Fórum da Escola João de Oliveira tem como ins-

piração o Pré Fórum da UNISINOS cujo formato primou pela

discussão em rodas de diálogos a partir da leitura de alguns

verbetes do dicionário Paulo Freire.

Com a formação de um grupo de trabalho realizamos

diversas reuniões de planejamento do nosso Pré Fórum, num

movimento de diálogo, reflexão e estudo.

Todos os passos para realização do evento foram e

estão sendo construídos pelo grupo, tais como: formas de

inscrições, salas para as rodas de diálogos, verbetes para dis-

cussão nas salas, entre outros. Cabe ainda ressaltar, que este

grupo também tornou-se um espaço-tempo para estudos e

discussão a respeito da obra de Paulo Freire.

A escola pública, de periferia sendo protagonista em

seu próprio processo formativo, assumindo para si a respon-

sabilidade de qualificação de sua prática

pedagógica, sendo

ela produtora de conhecimentos, de teorias, de saberes e fa-

zeres docentes.

O grupo organizador do evento pensou em salas que

dialogassem com base em pares de verbetes, que serão:

Amorosidade/Rigorosidade, Esperança/Educação Popular,

Registro/Diretividade, Cartas Pedagógicas, Possibilidade/Prá-

xis, Resistência e Politicidade. O objetivo desta sistemática é

fomentar o diálogo e as discussões entrelaçando teoria e prá-

tica/experiência pedagógica.

As inscrições foram realizadas através de um blog, criado

por um dos membros da equipe organizadora do Pré Fórum

da Escola João de Oliveira. No blog constavam as salas de dis-

cussão, nomeadas pelos verbetes. Os verbetes foram disponi-

bilizados neste espaço, podendo os participantes terem acesso

ao material de leitura antes da realização do evento, como for-

ma de potencializar o debate e as reflexões de cada sala.

Está se mobilizando no interior ou por dentro da escola

uma formação que busca a superação da simples denúncia