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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

construir coletivamente uma educação que é, si-

multaneamente, anti-hegemônica e parte do mais

vasto campo de batalha sobre o que significa al-

fabetização, quem a deveria controlar, e como a

alfabetização crítica (o que ele denominou de cons-

cientização) está ligada a lutas reais, por pessoas

reais, em comunidades reais. (APPLE, 1998, p. 23).

A atualidade do pensamento de Paulo Freire vem sen-

do demonstrada pela multiplicidade de trabalhos teórico-

-práticos que se desenvolvem, tomando o seu pensamento

e a sua prática como referência, em diferentes áreas do co-

nhecimento, ao redor do mundo.

Schugurensky (2014), ao analisar a atualidade da

perspectiva popular, radical e democrática da proposta de

Freire, particularmente no presente contexto de reformas

educacionais neoliberais e neoconservadoras assinala que,

presentemente, há uma comunidade considerável de inte-

lectuais e práticos interessada no exame crítico, na extensão

criativa e na aplicação imaginativa das ideias de Freire.

Na área acadêmica, as últimas décadas demonstram

considerável ampliação de trabalhos sobre, e a partir do

pensamento freireano. No Banco de Teses da Coordenadoria

de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES),

órgão do Ministério da Educação, estão registradas cerca

de 2000 pesquisas que utilizaram o referencial freireano em

diferentes áreas do conhecimento. Essas pesquisas estão

distribuídas em grandes áreas: 76,45% em Ciências Huma-

nas; nas Ciências Biológicas estão 18,35% da produção e na

área de Exatas se localizam os demais trabalhos, totalizan-

do 5,2%. Na área de Ciências Humanas, as pesquisas estão

nas subáreas de Educação, com destaque para o campo do

Currículo, Formação de Educadores, Gestão, Educação de

Jovens e Adultos, Letras e Linguística, Psicologia, Filosofia,

Sociologia, Recursos Humanos, Direito, Serviço Social, Ciên-

cias Sociais, Ciências da Religião, Ciências da Comunicação,

Fotografia, Música e Teatro. Nas Ciências Biológicas foram

desenvolvidos trabalhos localizados nos campos da Promo-

ção da Saúde, Enfermagem, Medicina, Nutrição, Fisioterapia,