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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

que as aulas de espanhol sejam um espaço horizontal de

contato com novas culturas e de debates históricos, políti-

cos e sociais. Por meio da socialização e análise de um ma-

terial didático utilizado nas monitorias de língua espanhola

em um projeto educacional desenvolvido como extensão

na UFRGS (PEAC - Projeto Educacional Alternativa Cidadã),

discorreremos sobre a possibilidade de conciliação entre as

exigências dos exames e os pressupostos da EP por meio de

aulas que vão além da exposição de conteúdos linguísticos,

gramaticais e de compreensão leitora, aproximando os su-

jeitos da aprendizagem de outros contextos sócio-culturais,

como um instrumento de conscientização de suas realida-

des histórica e social (BRASIL, 2006).

Palavras-chave:

Espanhol. Educação popular. Vestibular.

ENEM.

REFERÊNCIA

BRASIL.

Orientações Curriculares para o Ensino Médio

(OCEM). Vol. 1. Linguagens, códigos e suas tecnolo-

gias. Brasília: MEC/SEMTEC, 2006.

FREIRE, Paulo.

Pedagogia do Oprimido

. - 64. ed.- Rio de

Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.

KANASHIRO, Daniela. ENEM:

consideraciones acerca del

examen en el contexto educativo brasileño y análi-

sis de los reactivos según presupuestos de la com-

prensión lectora.

In: XIX SEMINARIO DE DIFICULTA-

DES ESPECÍFICAS DE LA ENSEÑANZA DEL ESPAÑOL A

LUSOHABLANTES: LA EVALUACIÓN EN LA ENSEÑAN-

ZA DEL ESPAÑOL. 2011, São Paulo. Anais… , Brasília:

Embajada de España en Brasil, 2011. p. 8-18.