Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1038 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1038 / 2428 Next Page
Page Background

1038

EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

ingressaram em instituições de ensino superior. Além dos

dados mais concretos, também é perceptível o desgaste

dos educandos, as problemáticas sociais que agravam a

sua evasão, como oportunidades de emprego, falta de di-

nheiro para deslocamento, adoecimento dos educandos os

impossibilitando de continuar no espaço educacional e a

sensibilidade de uma leitura de mundo para poder enten-

der os motivos de nós desistirmos de nossos espaços de

direitos e quem nos faz desistir.

De 2015 até 2017 houve uma queda de 40 educandos

matriculados no contexto no início do ano letivo, o que por

si só já qualifica a desmobilização e a falta de procura pelo

espaço formativo. Com a diminuição de procura, as segun-

das chamadas tornaram-se cada vez mais numerosas pela

evasão e esgotaram o número de suplentes cada vez mais,

criando assim a necessidade de seleção de novos educan-

dos na metade do ano cada vez mais cedo.

O contexto inicia seu ano letivo chamando 80 educan-

dos selecionados através do processo de seleção para in-

gresso, onde são considerados condicionantes sociais, pos-

sibilidade de locomoção até o espaço, dentre outros fato-

res. A queda na procura para ingressar o contexto pode ser

compreendida pelo desgaste do modelo econômico e so-

cial, (queda da procura que agravaria muito mais com uma

possível reforma da CLT e outras medidas de precarização

após o golpe de 2016) pois embora a menor procura, houve

um aumento no número de educandos que ingressaram em

instituições de ensino superior.

Outro dado relevante foi o número crescente de edu-

candos que ingressaram nas instituições de ensino superior

com um acréscimo anual de 2 ou 3 educandos (que toma-

mos conhecimento, é muito provável que esse número seja

maior) que passaram pelo contexto de 2015 até 2017.

ANÁLISE

Tomando conhecimento dos dados evidenciados, é

cabível algumas compreensões, dentre estas, a desmobiliza-