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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Excerto 1 – O papel da comunidade na participação popular

Liz

nos reunimos nas comunidades, nas associações de bairro

é ali que gente, ali as vezes a gente precisa até dar um pu-

xão de orelha, oh fulano tu tem tempo tu tem participar, tu

tem que te apropriar é eu acho que uma ferramenta que

não dá para largar é o controle social essa ferramenta que

a gente vai ter que sempre lutar porque não é o poder pú-

blico que tem ser canalizado só no poder público, nós te-

mos que, eles tem a responsabilidade nós também temos a

nossa obrigação e nós temos as nossas responsabilidades.

Ao mesmo tempo em que se evidencia essa preocupa-

ção com a participação da comunidade na fala da Liz, outra

participante do grupo de discussão, Rosa, também conse-

lheira do OP retrata o tensionamento para que a população

realmente se engaje e participe dos processos. Este é um

limite dos próprios processos participativos no Sistema de

Participação Popular em Canoas, em que a renovação das li-

deranças é algo a ser superado. Rosa relata a sua dificuldade

em contar com a participação da comunidade no controle

das obras aprovadas pelo ciclo do OP.

Excerto 2 – Renovação das lideranças

Rosa

O pouco é que fica focado às vezes as figurinhas

como tu está falando, muito lá no meu bairro eu gos-

taria que tivesse de lugar que trocasse comigo mas no

momento assim se eu sair daqui o bairro vai ficar aban-

donado, entendeu, eu trabalho eu saí correndo ontem

tinha reunião das câmeras eu saí correndo daí cheguei

lá atrasada, assim se tivesse uma pessoa, eu não estou

trabalhando sentada, a pessoa assim divide comigo, en-

tão Participa.

Durante o ciclo do OP de 2014, quando questionados

se participavam de outros instrumentos de participação do

sistema 50,9% dos sujeitos afirmaram que não. Esse dado

vai ao encontro do que Rosa relata no excerto 2 quanto a

falta de engajamento da comunidade em todos os proces-

sos participativos, principalmente nos que dizem respeito ao

controle social.