Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1039 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1039 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1039

EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

ção para o ingresso nos ensinos técnicos e superior é o que

mais alarma o contexto. Após 14 anos de um governo com

políticas públicas voltadas a classe marginalizada, onde o

pobre e o negro ingressaram, permaneceram e se formaram

na universidade, a população historicamente menosprezada

e invisibilizada começou a compreender que o sonho de en-

trar na universidade era possível de ser concretizado. Con-

tudo, a partir deste cenário de encolhimento da democracia

e de direitos conquistados pelas lutas sociais, esse processo

tornou-se ainda mais dificultoso, pois sem as políticas pú-

blicas voltadas para as classes trabalhadoras a instituição de

ensino superior ficou menos colorida e diversificada e o po-

bre voltou-se ao mercado de trabalho sem ferramentas para

não ser explorado pelo capital.

Dessa égide, o reflexo da conjuntura direcionou-se a

uma das ferramentas de ingresso nas instituições de ensino

superior, os Pré-Universitários Populares. Portanto, o Paideia

sente os desdobramentos do Golpe de 2016, sente em suas

carteiras, cada dia mais esvaziadas. Mas embora, essa rea-

lidade sombria e temerosa, nos resta uma questão ainda é

possível sonhar!? Galeano nos alerta:

“Na parede de um botequim de Madri, um cartaz

avisa: Proibido cantar.

Na parede do aeroporto do Rio de Janeiro, um avi-

so informa:

É proibido brincar com os carrinhos porta-baga-

gem.

Ou seja: Ainda existe gente que canta, ainda existe

gente que brinca.”

(GALEANO, 1995)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Após as reflexões tecidas ao longo do texto, do visível

desgaste proposital da educação em níveis gerais e espe-

cialmente na Educação Popular, cabe uma reflexão: embora

a constatação do esvaziamento do contexto Paideia, muito