Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1045 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1045 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1045

EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

importantes conquistas na Constituinte de 1988 no plano dos

direitos sociais e de mecanismos institucionais que permitis-

sem a participação da sociedade na elaboração, gestão e fisca-

lização de políticas públicas e dos atos governamentais.

De acordo com Streck, Pitano e Moretti “Este movi-

mento político em boa medida se confunde com a história

da educação popular que teve, na obra de Paulo Freire, uma

de suas principais referências”. (2017, p.2). Partindo dessa

compreensão, este trabalho pretende refletir sobre as con-

tribuições da participação popular para formação da cidada-

nia e seu papel na gestão pública a partir da experiência do

Sistema de Participação Popular e Cidade de Canoas.

Para tanto, o trabalho analisa dados coletados ao lon-

go do ano de 2016

2

em espaços de participação do Sistema

de Participação Popular e Cidadã de Canoas. Foram acom-

panhadas reuniões de comissões de obras, reuniões do con-

selho municipal da saúde e do conselho municipal do OP,

assim como realizado um grupo de discussão com partici-

pantes do sistema, representantes do governo e pesquisa-

dores. Ao participar desses espaços foram gravados áudios

e realizado registro fotográfico. Os áudios foram transcritos

e os nomes dos participantes foram alterados a fim de pre-

servar as suas identidades.

A metodologia construída no estudo tem em seu hori-

zonte a pesquisa participante em diálogo com Semiolinguís-

tica. Na visão do antropólogo Brandão

[...] uma pesquisa é participante não porque atores

sociais populares participam como coadjuvantes

dela, mas sim porque ela se projeta, porque ela rea-

liza desdobres através da participação ativa e cres-

cente desses atores. (BRANDÃO, 2006, p. 31).

Para tal, desde o princípio tentou-se estabelecer um

diálogo com diferentes setores do Sistema de Participação

Popular e Cidadã. São eles: Secretaria de Relações Institu-

2

Os dados fazem parte da pesquisa de mestrado intitulada: “As dimensões

pedagógicas dos espaços do controle social do sistema de participação

popular e cidadã do município de canoas”.