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Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados

Metodologicamente, há um avanço para se estudar a in-

teração na internet. E esta pode indicar caminhos para repensar

alguns campos, em particular o da política. Com a midiatização

dos campos, a mídia, além de alterá-los, pode indicar e impor

questões. Então, muitas coisas foram ditas sobre as manifesta-

ções de junho de 2013 no Brasil: sociólogos, filósofos e urbanis-

tas, por exemplo, deram uma visão sobre estes acontecimentos.

A seguir, faz-se uma tentativa de abordar o tema dentro do cam-

po (interdisciplinar) da comunicação, tendo as questões desta

como elementos centrais.

3 O que dizem as ruas e as redes sociais (sobre os

sentidos gerados a partir das manifestações de

junho 2013 no Brasil)

De modo geral, observa-se que a população brasileira,

e em especial a juventude, possui pouca mobilização e envolvi-

mento no processo político e eleitoral do país, provavelmente

pela descrença na classe política, evidenciando certa rejeição ao

campo. Quando o povo foi às ruas em junho de 2013, indicou que

compreende a politização de outro lugar e escolheu novos espa-

ços para manifestar suas contestações e se mobilizar.

Os espaços clássicos da política seriam os movimentos

sociais, os partidos políticos, as praças públicas, lugares onde

ocorriam trocas diretas, lugares de ação, de irrupção de atores

coletivos em que se instalavam adesões e se processavam en-

frentamentos. Tais espaços atuavam como mediadores entre a

sociedade/o povo e a política/o governo (MATA, 1992).

A ida às ruas demonstra certa insatisfação do cidadão

com a política, assim como evidencia seu poder de agregar, de

mobilizar a partir das mídias sociais. Estas se apresentam como

espaço bivalente, público e privado ao mesmo tempo. Público,

pelo espaço comum e genérico de ações e representações, e pri-

vado enquanto lugar também de contemplação, observação.

positivos de comunicação: depois dos fóruns, páginas pessoais, e-mails e jogos

de vídeo on-line (masmorras de múltiplos usuários) apareceram blogs e sites de

redes sociais. [Tradução minha].