Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados
outro lugar – diferente dos espaços tradicionais da política, tais
como partidos e movimentos sociais – e escolhe novos espaços
para manifestar suas contestações e se mobilizar. A ampliação
da experiência de participação mais direta dos cidadãos nos go-
vernos pode ser um indicador retirado das redes sociais para o
campo da política. É a cidadania no contexto digital direcionan-
do-se para a urgência de uma nova democracia.
2 Dos estudos de midiatização e dos processos de
interação na rede
A convergência tecnológica propicia o permear da mí-
dia nos outros campos sociais complexificando o processo inte-
racional, referenciando formas e modos de interagir, forçando
alterações em outros campos. Entende-se que a midiatização
está relacionada ao modo como a mídia e sua lógica permeiam
e se confundem em outros campos ou instituições sociais. Este
conceito pressupõe a inter-relação entre mídia, cultura e socie-
dade, uma vez que a mídia atravessa a sociedade contemporâ-
nea, não podendo ser considerada como algo à parte das insti-
tuições culturais e sociais.
Quanto a este encontro do campo da comunicação com
outros, os Mattelart (2004) –
ao tratarem da questão da trans-
disciplinaridade que o pensar as mídias exige – fazem com-
preender que é preciso fixar-se bem no campo da comunicação
e buscar no outro o que ele pode ajudar a responder quanto
à evidenciação teórica do objeto empírico de uma pesquisa.
Martín-Barbero (2004) ajuda a reforçar esta ideia quando afir-
ma que a transdiciplinaridade no estudo de comunicação não
significa a dissolução de seu objeto nos das disciplinas sociais,
mas a construção das articulações. Inclusive, este direciona-
mento é reforçado nos vários textos que tratam a comunicação
como campo e objeto de estudo, havendo uma multiplicidade
de autores e uma unicidade quanto à interdisciplinaridade da
comunicação, à defesa de escolhas de várias teorias que deem
conta da complexidade deste campo enquanto objeto de pes-
quisa. Ensina Morin que