Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados
interacionais de referência são os principais direcionadores na
construção da realidade social, onde a sociedade constrói a rea-
lidade social por meio de processos interacionais pelos quais os
indivíduos, grupos e setores da sociedade se relacionam.
Em um processo inexorável de mudanças, sobretudo
a partir do século XX, a sociedade encontra-se atualmente na
transição da escrita para a crescente mediatização de base tec-
nológica. Os modos segundo os quais a sociedade realiza, esco-
lhe e direciona as possibilidades sociais, a partir dos processos
de interação, constroem a realidade. Articulações complexas
entre participantes da sociedade e o acervo diverso de dados
constituem as interações sociais contemporâneas. A sociedade
contemporânea estaria em processo, em vias de mediatizar-se
por completo, mas evidenciam-se algumas lacunas que caracte-
rizariam o que o autor chama de ‘incompletude’ deste processo,
referindo-se a insuficiências interacionais dos processos media-
tizados para elaborar modos consistentes e defensáveis da cons-
trução social da realidade vivida.
Frente à internet, parece que a midiatização total da
sociedade pode não ocorrer, mas a interação que ela possibilita
dá contornos mais visíveis para capturar e estudar o processo
de midiatização, de modo que se possa elaborar mais consisten-
temente a construção da realidade vivida. Observa-se a internet
como potência para melhor captura e estudo do processo de mi-
diatização, embora não como garantia total para a completude
deste processo.
Quand on retrace l’évolution des analyses ayant
porté sur les interactions et les formes de la com-
munication sur Internet, on constate un enrichisse-
ment progressif des questionnements et des outils
méthodologiques suite à l’apparition des nouveaux
dispositifs de communication: après les forums, les
pages personnelles, les messageries électroniques
et les jeux vidéo en ligne (multi-user dungeons)
sont apparus les blogs et ensuite les sites de réseau
social
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(BEUSCART et al., 2009, p. 5).
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Quando se traça a evolução das análises que examinaram as interações e as
formas de comunicação na Internet, há um enriquecimento progressivo de
questões e ferramentas metodológicas seguintes ao surgimento de novos dis-