Table of Contents Table of Contents
Previous Page  237 / 282 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 237 / 282 Next Page
Page Background

Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados

interacionais de referência são os principais direcionadores na

construção da realidade social, onde a sociedade constrói a rea-

lidade social por meio de processos interacionais pelos quais os

indivíduos, grupos e setores da sociedade se relacionam.

Em um processo inexorável de mudanças, sobretudo

a partir do século XX, a sociedade encontra-se atualmente na

transição da escrita para a crescente mediatização de base tec-

nológica. Os modos segundo os quais a sociedade realiza, esco-

lhe e direciona as possibilidades sociais, a partir dos processos

de interação, constroem a realidade. Articulações complexas

entre participantes da sociedade e o acervo diverso de dados

constituem as interações sociais contemporâneas. A sociedade

contemporânea estaria em processo, em vias de mediatizar-se

por completo, mas evidenciam-se algumas lacunas que caracte-

rizariam o que o autor chama de ‘incompletude’ deste processo,

referindo-se a insuficiências interacionais dos processos media-

tizados para elaborar modos consistentes e defensáveis da cons-

trução social da realidade vivida.

Frente à internet, parece que a midiatização total da

sociedade pode não ocorrer, mas a interação que ela possibilita

dá contornos mais visíveis para capturar e estudar o processo

de midiatização, de modo que se possa elaborar mais consisten-

temente a construção da realidade vivida. Observa-se a internet

como potência para melhor captura e estudo do processo de mi-

diatização, embora não como garantia total para a completude

deste processo.

Quand on retrace l’évolution des analyses ayant

porté sur les interactions et les formes de la com-

munication sur Internet, on constate un enrichisse-

ment progressif des questionnements et des outils

méthodologiques suite à l’apparition des nouveaux

dispositifs de communication: après les forums, les

pages personnelles, les messageries électroniques

et les jeux vidéo en ligne (multi-user dungeons)

sont apparus les blogs et ensuite les sites de réseau

social

2

(BEUSCART et al., 2009, p. 5).

2

Quando se traça a evolução das análises que examinaram as interações e as

formas de comunicação na Internet, há um enriquecimento progressivo de

questões e ferramentas metodológicas seguintes ao surgimento de novos dis-