Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados
fendida por Braga no sentido de articular tecnologia e invenção
social nas análises, Ferreira (2006) aponta outro aspecto para
explicar o funcionamento dos dispositivos: ele incluiria também
a camada semiodiscursiva para pensá-los.
2.2 Mutação do capitalismo
Proulx (2013a; 2013b) aponta para mudanças no siste-
ma econômico que surgem a partir das novas atribuições dos in-
divíduos. O pesquisador desenha o capitalismo contemporâneo
com base em quatro características: digitalização dos modos de
produção; matematização do mundo; propriedade do código in-
formacional por grandes empresas; e economia da contribuição.
Destacamos a última delas para compreendermos as
ações de fãs em relação a Harry Potter. Presenciaríamos um
momento de embate entre uma perspectiva mercantil e outra
ativista. Proulx salienta nessa indefinição uma bifurcação entre
um novo estágio do capitalismo, defendido por uma corrente, e a
possibilidade de um mundo fora das relações mercantis, defen-
dida por outra, utópica.
A “contribuição” de que fala Proulx é, por definição,
não remunerada. Assim são projetos coletivos como a Wikipédia
ou as ações que fãs desenvolvem. Não fica claro o que os indi-
víduos buscam nessa forma de trabalho, se aperfeiçoamento,
interação com outros colaboradores, reconhecimento, mas sua
associação é produtiva tanto para a sociedade quanto para os
empresários, que encontram nos rastros deixados por eles no
ambiente digital uma possibilidade de mapear os interesses de
consumo (PROULX, 2013a).
Outro pesquisador do assunto, Henry Jenkins (2009),
interessa-se mais pelo sentido simbólico dessas agremiações.
Ele utiliza a expressão “cultura participativa” para representar
o que indivíduos produzem coletivamente. Embora sua inter-
pretação enfoque os fãs, Jenkins encontra sobreposições entre
circuitos da cultura popular e da política, como no exemplo
oferecido: uma colagem amadora de imagens de um persona-
gem da Vila Sésamo e de Osama Bin Laden acabou aparecen-
do em cartazes em protestos contra os EUA no Oriente Médio.
Essa amálgama não havia sido prevista pelo criador da imagem,