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Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados

fendida por Braga no sentido de articular tecnologia e invenção

social nas análises, Ferreira (2006) aponta outro aspecto para

explicar o funcionamento dos dispositivos: ele incluiria também

a camada semiodiscursiva para pensá-los.

2.2 Mutação do capitalismo

Proulx (2013a; 2013b) aponta para mudanças no siste-

ma econômico que surgem a partir das novas atribuições dos in-

divíduos. O pesquisador desenha o capitalismo contemporâneo

com base em quatro características: digitalização dos modos de

produção; matematização do mundo; propriedade do código in-

formacional por grandes empresas; e economia da contribuição.

Destacamos a última delas para compreendermos as

ações de fãs em relação a Harry Potter. Presenciaríamos um

momento de embate entre uma perspectiva mercantil e outra

ativista. Proulx salienta nessa indefinição uma bifurcação entre

um novo estágio do capitalismo, defendido por uma corrente, e a

possibilidade de um mundo fora das relações mercantis, defen-

dida por outra, utópica.

A “contribuição” de que fala Proulx é, por definição,

não remunerada. Assim são projetos coletivos como a Wikipédia

ou as ações que fãs desenvolvem. Não fica claro o que os indi-

víduos buscam nessa forma de trabalho, se aperfeiçoamento,

interação com outros colaboradores, reconhecimento, mas sua

associação é produtiva tanto para a sociedade quanto para os

empresários, que encontram nos rastros deixados por eles no

ambiente digital uma possibilidade de mapear os interesses de

consumo (PROULX, 2013a).

Outro pesquisador do assunto, Henry Jenkins (2009),

interessa-se mais pelo sentido simbólico dessas agremiações.

Ele utiliza a expressão “cultura participativa” para representar

o que indivíduos produzem coletivamente. Embora sua inter-

pretação enfoque os fãs, Jenkins encontra sobreposições entre

circuitos da cultura popular e da política, como no exemplo

oferecido: uma colagem amadora de imagens de um persona-

gem da Vila Sésamo e de Osama Bin Laden acabou aparecen-

do em cartazes em protestos contra os EUA no Oriente Médio.

Essa amálgama não havia sido prevista pelo criador da imagem,