Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados
mundo-real como desigualdade, iletramento
5
e
violações dos direitos humanos.
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A última campanha do grupo é contra a exploração de
trabalho infantil nas plantações de cacau no oeste da África.
A organização questiona a transparência da empresa produ-
tora de chocolates com a marca de Harry Potter. A HPA man-
tém uma campanha para mobilizar a empresa, ligada à Warner
Brothers, a oferecer informações sobre a origem de seus cho-
colates. Os fãs interessados podem subscrever um abaixo-as-
sinado endereçado ao estúdio. Além disso, o grupo produziu
seus próprios chocolates com selo de qualidade e respeito às
normas de trabalho.
Campanhas anteriores podem ser checadas no acervo
do coletivo. Para citarmos as duas mais recentes: a primeira,
Accio Books, na verdade constitui uma campanha anual, e nes-
ta edição (2013) arrecadou livros para doar a crianças carentes
participantes de um projeto educativo na cidade de Portland,
nos EUA, local onde foi sediada a convenção da série, Leakycon;
a segunda, Equality FTW: Vote 2012, angariou fundos para cam-
panha de casamento entre pessoas do mesmo sexo no Maine,
que organizou um referendo sobre o tema.
A HPA fornece, além das campanhas específicas, outros
três modos de contribuir: seguindo, curtindo e inscrevendo-se
nas redes digitais (Twitter, Facebook e YouTube, respectivamen-
te); doando quantias em dinheiro; e apresentando-se como vo-
luntário para trabalhar na organização.
Em comparação com o exemplo anterior, a Harry Potter
Alliance parece muito mais ligada a formas de intervenção atra-
vés das redes. Doações, assinaturas, compartilhamentos são
iniciativas que podem ser produzidas à distância. Outra carac-
terística é o detalhamento das campanhas, algumas das quais
contam até mesmo com relatórios disponíveis para consulta e
fundamentação.
5
Neologismo a partir do termo inglês
"illiteracy"
.
6
Tradução livre do autor.