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Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados

mundo-real como desigualdade, iletramento

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e

violações dos direitos humanos.

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A última campanha do grupo é contra a exploração de

trabalho infantil nas plantações de cacau no oeste da África.

A organização questiona a transparência da empresa produ-

tora de chocolates com a marca de Harry Potter. A HPA man-

tém uma campanha para mobilizar a empresa, ligada à Warner

Brothers, a oferecer informações sobre a origem de seus cho-

colates. Os fãs interessados podem subscrever um abaixo-as-

sinado endereçado ao estúdio. Além disso, o grupo produziu

seus próprios chocolates com selo de qualidade e respeito às

normas de trabalho.

Campanhas anteriores podem ser checadas no acervo

do coletivo. Para citarmos as duas mais recentes: a primeira,

Accio Books, na verdade constitui uma campanha anual, e nes-

ta edição (2013) arrecadou livros para doar a crianças carentes

participantes de um projeto educativo na cidade de Portland,

nos EUA, local onde foi sediada a convenção da série, Leakycon;

a segunda, Equality FTW: Vote 2012, angariou fundos para cam-

panha de casamento entre pessoas do mesmo sexo no Maine,

que organizou um referendo sobre o tema.

A HPA fornece, além das campanhas específicas, outros

três modos de contribuir: seguindo, curtindo e inscrevendo-se

nas redes digitais (Twitter, Facebook e YouTube, respectivamen-

te); doando quantias em dinheiro; e apresentando-se como vo-

luntário para trabalhar na organização.

Em comparação com o exemplo anterior, a Harry Potter

Alliance parece muito mais ligada a formas de intervenção atra-

vés das redes. Doações, assinaturas, compartilhamentos são

iniciativas que podem ser produzidas à distância. Outra carac-

terística é o detalhamento das campanhas, algumas das quais

contam até mesmo com relatórios disponíveis para consulta e

fundamentação.

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Neologismo a partir do termo inglês

"illiteracy"

.

6

Tradução livre do autor.