Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados
Podemos entender que a associação dos ativistas à sé-
rie é restrita a texto nos exemplos trazidos. As criações envol-
vem a menção a personagens, locais e objetos da narrativa. Em
todos os exemplos, as referências exigem conhecimento dos li-
vros ou filmes para que o leitor possa interpretá-las a partir do
contexto do cartaz. Eles funcionam aparentemente como ex-
pressão individual de alguns fãs e põem entre as manifestações
dos brasileiros um intertexto com narrativa da cultura popular.
As reclamações são diversas. Na figura 1, as expres-
sões “sermos sugados” e “dementadores” apontam para uma
interpretação possível de descontentamento com a classe po-
lítica brasileira, vista como uma elite exploradora. Também na
figura 3, não fica claro o sentido da mensagem, mas o cifrão
sugere uma frustração com o preço de algum produto, prova-
velmente as tarifas de transporte público, ou a corrupção do
país. Somente na figura 2 é tornado explícito o destinatário.
O cartaz menciona Dilma e a coloca no papel de vilã. O texto
fala que as
horcruxes
– objetos mágicos que mantinham o vilão
original vivo – que ela possui estão acabando e logo terminará
seu período no poder.
Nos três casos a frustração é política. Podemos dizer que
os representantes estão sendo questionados de maneira criativa,
o que revela o tom de brincadeira esboçado nos protestos.
3.2 Harry P t er Alliance
Trata-se de uma organização mantida por fãs da série
que se dedica a temas sociais. Na descrição do grupo em sua pá-
gina oficial consta:
Harry Potter Alliance é uma união de líderes de
fandom
4
e membros que se sentem entusiasmados
com o poder da história para inspirar mudanças
sociais. Como Harry e seus amigos enfrentaram
as Artes das Trevas no universo ficcional de JK
Rowling, nós tentamos destruir as
horcruxes
do
4
Fandom é um termo utilizado para descrever o domínio de atuação dos fãs de
determinada série. É uma contração de domínio de fãs.