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Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo

experiências milenares – e também às práticas sociais historica-

mente consolidadas.

A generalização das relações públicas tem a ver com

o desenvolvimento de estratégias de comunicação por grandes

atores, de grandes empresas, até pequenas instituições, que se

valem das TICs e se comunicam diretamente com seus públicos,

como também pautam questões para a sociedade e para as mí-

dias. A extensão do campo da mídia é caracterizada por sua re-

lação com outros espaços de informação-comunicação, como a

telefonia e as empresas de informática. Já a transnacionalização

está diretamente ligada à “transitoriedade comunicacional”, à

possibilidade de circular informações e produtos culturais, que

se acentua com as TICs, embora haja uma problemática impor-

tante em relação aos recursos para a produção de conteúdos,

uma vez que eles se deslocam das empresas e passam a transitar

via fluxos na internet.

A transnacionalização está precisamente sob o

empreendimento de poderosos grupos de co-

municação, primeiramente daqueles formados

a partir das indústrias de materiais e de vetores

lógicos da informática, bem como de redes de co-

municação, em seguida das indústrias de conteú-

dos, culturais e informacionais. São esses grupos

que são o motor da transnacionalização (MIÈGE,

in MAGALHÃES, 2012.

A informacionalização diz respeito ao fluxo crescente

de informação, com acelerada circulação – que envolve circula-

ção monetária, via dados, que ninguém sabe onde se materia-

lizam, mas também envolve informações que antes se faziam

circular de pessoa a pessoa e hoje circulam por outros âmbitos,

além de informações que há pouco foram formalizadas, advin-

das de saberes previamente existentes, mas que antes não dis-

punham de meios para se formalizar e se tornar disponíveis

como informação. Há campos especializados na produção de in-

formação, como o jornalismo. A informação profissionalizada é

marcada pela periodicidade e pela edição (no sentido de que há

ummercado editorial, que classifica, dá forma e dissemina infor-

mações). Com as TICs, outros circuitos de informação se abrem,