Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo
experiências milenares – e também às práticas sociais historica-
mente consolidadas.
A generalização das relações públicas tem a ver com
o desenvolvimento de estratégias de comunicação por grandes
atores, de grandes empresas, até pequenas instituições, que se
valem das TICs e se comunicam diretamente com seus públicos,
como também pautam questões para a sociedade e para as mí-
dias. A extensão do campo da mídia é caracterizada por sua re-
lação com outros espaços de informação-comunicação, como a
telefonia e as empresas de informática. Já a transnacionalização
está diretamente ligada à “transitoriedade comunicacional”, à
possibilidade de circular informações e produtos culturais, que
se acentua com as TICs, embora haja uma problemática impor-
tante em relação aos recursos para a produção de conteúdos,
uma vez que eles se deslocam das empresas e passam a transitar
via fluxos na internet.
A transnacionalização está precisamente sob o
empreendimento de poderosos grupos de co-
municação, primeiramente daqueles formados
a partir das indústrias de materiais e de vetores
lógicos da informática, bem como de redes de co-
municação, em seguida das indústrias de conteú-
dos, culturais e informacionais. São esses grupos
que são o motor da transnacionalização (MIÈGE,
in MAGALHÃES, 2012.
A informacionalização diz respeito ao fluxo crescente
de informação, com acelerada circulação – que envolve circula-
ção monetária, via dados, que ninguém sabe onde se materia-
lizam, mas também envolve informações que antes se faziam
circular de pessoa a pessoa e hoje circulam por outros âmbitos,
além de informações que há pouco foram formalizadas, advin-
das de saberes previamente existentes, mas que antes não dis-
punham de meios para se formalizar e se tornar disponíveis
como informação. Há campos especializados na produção de in-
formação, como o jornalismo. A informação profissionalizada é
marcada pela periodicidade e pela edição (no sentido de que há
ummercado editorial, que classifica, dá forma e dissemina infor-
mações). Com as TICs, outros circuitos de informação se abrem,