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Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo

Os discursos explanados por Miège mostram elemen-

tos que possibilitam o aparecimento de novos realizadores au-

diovisuais, que produzemmateriais e os depositam no YouTube.

A minha pesquisa, que trata de refletir acerca da utilização de

imagens de arquivo e de imagens-fantasma

2

em novos produ-

tos audiovisuais no YouTube, reflete um pouco do pensamento

acima exposto. Percebe-se, assim, uma ciberdemocracia que tem

base na convergência de diversos fatores, os quais facilitam a

produção por meio da utilização de um banco de dados que está

disponível na própria internet.

Dessa forma, esses vídeos, de alguma maneira, podem

ser chamados de colaborativos por utilizarem matéria-prima

que outras pessoas disponibilizaram. Além disso, muitos são o

resultado da convergência de tecnologias, desenvolvendo for-

mas antes não imaginadas; surgem, assim, produtos audiovi-

suais que desestabilizam aquilo que já está dado. Neste caminho

aparece a antecipação. Posso dizer que algumas experiências

audiovisuais que se encontram na internet (e no YouTube) po-

dem antecipar discursos, mesmo que muitas vezes não sejam

conscientemente realizadas nesta direção.

3 Usos sociais e inovação

O que interessa a Miège são as mediações pelas técni-

cas (a partir do digital ou do analógico) e as mutações nas práti-

cas sociais que ocorrem a longo prazo. Trata-se de uma escolha

epistemológica. Um exemplo disso é observar o que se desenvol-

veu nos últimos 20 anos com a mediatização da digitalização. O

pesquisador só pode constatar

a posteriori

.

No século passado, McLuhan (1974) já colocava no cen-

tro de suas propostas a relação entre tecnologias e comunicação.

Na atualidade, ocorre a mesma coisa, só que em relação às TICs.

Vale a pena destacar que as TICs, que proporcionam o

surgimento da produção dos audiovisuais com imagens de ar-

2

Inicialmente, para ter uma concepção de

imagem-fantasma

, desenvolvo uma re-

lação do fantasma com as imagens de arquivo, pois nelas é possível vislumbrar

diferentes tempos agindo de forma simultânea. De maneira geral, o termo foi

construído a partir da observação de características espectrais que esse tipo de

imagem possui.