

Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo
cultural havia organizado na forma de emissoras e na sua as-
sociação em pacotes multicanal. Lida-se com a dissociação do
vínculo entre os pontos anteriormente responsáveis por consti-
tuir a conexão típica da televisão segmentada, em direção a ou-
tra forma. Desagregação implica romper o elo entre criadores
e distribuidores, anteriormente pressentido como indissolúvel.
Após 2015, a afirmação de operadores virtuais de audiovisual
(Sling TV, Vue) institucionaliza duas dimensões anexas: por um
lado, a agregação a partir destes novos serviços de distribuição,
com “pacotes magros” e uma atenção à autonomia de associação
de criadores isolados; por outro, a desagregação radical propor-
cionada por este formato de aplicativos (HBO, Showtime, Starz).
A dimensão adquirida pelo
software
, inserindo estes aplicativos
como substitutos para emissoras convencionais, e agregando di-
mensões importantes nesta nova organização para as regulari-
dades em questão.
A reagregação de distribuidores implica a dissolução
da solda instituída desde a afirmação do multicanal. Anexar es-
tas emissoras via desagregação lida com a construção de outras
formas de associação, como meios diversos para ordenar a pro-
dução do excesso. A quebra de obrigatoriedade de reunir estes
diversos produtores segundo aquele parâmetro, dentro daquela
formação típica do multicanal, expande novos arranjos, permi-
tindo a organização desta fração da indústria cultural segundo
uma tendência particular de diversificação. Dissociar o atrela-
mento tão caro à televisão a cabo permite a criação de novas
possibilidades para circulação. Rever esta dimensão unitária im-
plica introduzir esta outra possibilidade contida nos aplicativos,
deixando aberta a possibilidade do futuro reservar ainda outras
mais. Em questão, surge a chance do audiovisual adensar sua
identidade com uma torrente, apto a expandir sua presença em
circunstâncias diversas e com limites difíceis de definir.
A expectativa de desagregação se apropria de traços in-
troduzidos a partir da formulação, no início da década de 2000,
dos serviços por demanda de canais Premium. A importância de
HBO e Showtime neste processo depende da relevância que a
qualidade do conteúdo produzido lhes concede. A experiência
por demanda se afirma antes do
streaming
ganhar corpo e, por
isso, dependerá ainda de operadores de cabo. Única técnica dis-