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Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo

cultural havia organizado na forma de emissoras e na sua as-

sociação em pacotes multicanal. Lida-se com a dissociação do

vínculo entre os pontos anteriormente responsáveis por consti-

tuir a conexão típica da televisão segmentada, em direção a ou-

tra forma. Desagregação implica romper o elo entre criadores

e distribuidores, anteriormente pressentido como indissolúvel.

Após 2015, a afirmação de operadores virtuais de audiovisual

(Sling TV, Vue) institucionaliza duas dimensões anexas: por um

lado, a agregação a partir destes novos serviços de distribuição,

com “pacotes magros” e uma atenção à autonomia de associação

de criadores isolados; por outro, a desagregação radical propor-

cionada por este formato de aplicativos (HBO, Showtime, Starz).

A dimensão adquirida pelo

software

, inserindo estes aplicativos

como substitutos para emissoras convencionais, e agregando di-

mensões importantes nesta nova organização para as regulari-

dades em questão.

A reagregação de distribuidores implica a dissolução

da solda instituída desde a afirmação do multicanal. Anexar es-

tas emissoras via desagregação lida com a construção de outras

formas de associação, como meios diversos para ordenar a pro-

dução do excesso. A quebra de obrigatoriedade de reunir estes

diversos produtores segundo aquele parâmetro, dentro daquela

formação típica do multicanal, expande novos arranjos, permi-

tindo a organização desta fração da indústria cultural segundo

uma tendência particular de diversificação. Dissociar o atrela-

mento tão caro à televisão a cabo permite a criação de novas

possibilidades para circulação. Rever esta dimensão unitária im-

plica introduzir esta outra possibilidade contida nos aplicativos,

deixando aberta a possibilidade do futuro reservar ainda outras

mais. Em questão, surge a chance do audiovisual adensar sua

identidade com uma torrente, apto a expandir sua presença em

circunstâncias diversas e com limites difíceis de definir.

A expectativa de desagregação se apropria de traços in-

troduzidos a partir da formulação, no início da década de 2000,

dos serviços por demanda de canais Premium. A importância de

HBO e Showtime neste processo depende da relevância que a

qualidade do conteúdo produzido lhes concede. A experiência

por demanda se afirma antes do

streaming

ganhar corpo e, por

isso, dependerá ainda de operadores de cabo. Única técnica dis-