Table of Contents Table of Contents
Previous Page  168 / 188 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 168 / 188 Next Page
Page Background

160

de Coleta Seletiva de Resíduo Orgânico, devem, a critério da SLU, segregá-lo no local de

origem de geração e acondicioná-lo separadamente dos demais resíduos.

Até início de 2017, o programa contava com três roteiros, sendo dois deles com

atendimento de três vezes por semana, em estabelecimentos situados nas regiões Nordeste,

Noroeste e Oeste, e o outro com coleta diária em pontos localizados na região Centro-Sul.

Em dezembro de 2009, com o acréscimo de um segundo caminhão de coleta, o novo

roteiro de coleta passou a recolher os resíduos provenientes de seis sacolões, localizados na

área central da cidade. Em 2015/16, essa rota coleta em 14 locais, entre eles o Mercado

Distrital do Cruzeiro e os restaurantes populares da Avenida do Contorno e da Câmara

Municipal.

A coleta seletiva de resíduos orgânicos é realizada apenas em 35 estabelecimentos

cadastrados (sacolões, feiras públicas) na prefeitura e participam do Programa de Coleta

Seletiva de Resíduos Orgânicos, que é parte integrante do Programa de Compostagem, criado

em 1995. Não há nenhuma cobrança pelo serviço de coleta prestado pela SLU, contrariando o

que prevêem a PNRS e a própria Lei Municipal no 10.534/12, quanto aos estabelecimentos

são classificados como grandes geradores. A única exigência é que o resíduo orgânico seja

armazenado em bombonas de 60 litros, e que seja devidamente segregado. A coleta é

realizada em locais predefinidos nos estabelecimentos, ficando a cargo dos garis o seu

recolhimento. As solicitações de empreendimentos interessados em participar da coleta

diferenciada de resíduos orgânicos são frequentes; entretanto, são aceitos somente aqueles

estabelecimentos que estão localizados em uma das rotas existentes, dependendo da

capacidade de absorção da massa de resíduo pelo caminhão coletor (SLU, 2016).

d - Destinação

Após a coleta, os resíduos orgânicos são encaminhados ao pátio de compostagem,

localizado na Central de Tratamento de Resíduos Sólidos da BR-040, área pertencente ao

munícipio (Figura 2). A Unidade de Compostagem possui um pátio cuja área pavimentada é

de aproximadamente 10.000 m

2

, dos quais 1.000 m

2

são cobertos, e tem capacidade para

processar 20 t/dia de resíduo orgânico (BELO HORIZONTE, 2000).

Esses resíduos são misturados com podas trituradas de árvores e aparas de gramados

dos logradouros da cidade.

A CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais) responsabiliza-se pela poda de

indivíduos arbóreos que conflitam com a rede de distribuição de energia. Os serviços, assim

como a coleta, o transporte e a destinação final dos resíduos gerados são terceirizados. A

destinação final ocorre conforme conveniência da empresa contratada, desde que isso seja

realizado em locais regularizados. A empresa contratada deve, então, apresentar o

comprovante de descarte do resíduo emitido pelo receptor, o qual deve também atestar sua

regularidade. A destinação mais comumente verificada é o aterro sanitário da CTRS

Macaúbas (em Sabará), que, entretanto, não viabiliza o reaproveitamento desse material.

Porém, a CEMIG não compila dados quantitativos acerca de volumes de geração e destinação

de poda, e afirma que a geração é variável, em função da disponibilidade de equipes e

sazonalidade (SLU, 2016).Só nos logradores públicos (praças, jardins, calçadas) e nos

168