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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

nares no ambiente educativo

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.

A dinâmica da oficina foi

planejada em quatro momentos. O primeiro foi dedicado

para a exploração da geometria no processo artístico. Para

tal, foram escolhidos quatro artistas brasileiros em que po-

demos observar a presença da geometria em suas obras,

sendo eles Iberê Camargo (1914-1994); Amilcar de Castro

(1920 – 2002); Geraldo de Barros (1923-1998) e Hélio Oiti-

cica (1936-1980).

O segundo foi dedicado para a reflexão sobre a im-

portância da geometria em nossa vida. As reflexões foram

sendo direcionadas para a presença das formas geométricas

em nosso cotidiano em especial o círculo e a circunferência.

A partir desse diálogo começamos o terceiro momento da

oficina, no qual exploramos alguns conceitos matemáticos.

No quarto momento os estudantes são convidados a cons-

truírem o filtro dos sonhos

Percebemos com o desenvolvimento dessa atividade

que além dos estudantes se empenharem para realizar as

atividades, tinha uma atmosfera diferente na aula, talvez

atribuída pela influência mística exercida pelo artefato. Nes-

te encontro a Matemática por alguns instante deixou de ser

vista como uma ciência puramente lógica e racional e foi

percebida com toda sua subjetividade e emoção.

A cada ano o Maxximus se reinventa, são novos desa-

fios e novas formas de pensar os encontros de Matemáti-

ca. Assim precisamos a cada ano pensar com os estudantes

outras maneiras de entender, de lidar e de conviver com a

Matemática. Segundo Freire (1996) ensinar é estar em movi-

mento, aberto ao novo aos desafios e acima de tudo ensinar

exige respeito à autonomia do ser do educando.

Portanto as três atividades escolhidas representam

nossos olhares e sentimentos por uma educação crítica que

promova o diálogo entre os diferentes saberes que possi-

bilite a autonomia dos sujeitos envolvidos que desperte a

curiosidade que possibilite momentos de interação de ex-

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O programa é vinculado ao Instituto de Matemática, Estatística e Física –

IMEF da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.