Table of Contents Table of Contents
Previous Page  941 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 941 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

941

EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

presentação da obra “La fabrica de horta d’ ebro” (1909)

de Pablo Picasso o conversar interdisciplinar entre a Arte e

Matemática. A atividade teve como objetivo propiciar situa-

ções que estimulassem o processo criativo dos estudantes,

bem como provocar discussões sobre o movimento Cubista

e as relações com a geometria. Os educandos levaram para

a sala de aula vários tipos de embalagens, sendo que a partir

desses materiais foram exploradas as relações de vértices,

arestas, faces, área, volume.

Na ocasião foram discutidas questões referentes ao

excesso da fabricação de embalagens o impacto que isso

causa ao meio ambiente. Quais seus possíveis destinos além

das toneladas de lixo. E como o grupo poderia pensar o

consumo de maneira consciente, começando pelo próprio

contexto do curso.

Com a realização da atividade percebemos que os es-

tudantes se envolveram mais nas discussões tanto em rela-

ção ao processo artístico quanto dos conceitos geométricos.

Ao refletirmos sobre o consumo consciente das embalagens

mediado pelo diálogo com a geometria, os conceitos mate-

máticos assumiram outro olhar que extrapolou a “racionali-

dade” dessa ciência.

Outra atividade que destacamos é “O que o Maxximus

fala e pensa sobre o ENEM?”

4

. Essa atividade foi desenvol-

vida no ano de 2015 com o objetivo de refletir e explorar os

conceitos estatísticos de forma que os estudantes construís-

sem os conhecimentos de maneira colaborativa e a partir

de suas vivencias. Deste modo, sendo o Exame Nacional do

Ensino Médio (ENEM) um tema que gera muitas dúvidas e

curiosidades por parte dos estudantes tivemos como per-

gunta condutora: “O que o Maxximus fala e pensa sobre o

ENEM?”. A partir desse questionamento a proposta das au-

las foi construída com os educandos.

A dinâmica dessa atividade foi organizada em cinco

encontros, de maneira que todas as aulas propiciasse uma

4

O relato dessa atividade foi apresentado no IV Encontro dos Pré-Universi-

tários Populares realizado no ano de 2016 em Santa Maria/ RS.