Table of Contents Table of Contents
Previous Page  948 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 948 / 2428 Next Page
Page Background

948

EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

losofia balizada nos fundamentos da Educação Popular. Para

tal, desenvolvem práticas educativas das diversas áreas do

saber, sempre norteando-se pelos princípios que levam à

Educação Emancipadora (FREIRE, 1996).

A Educação Popular consiste na não burocratização

do ensino e na emancipação das pessoas, principalmen-

te os jovens e adultos trabalhadoras e trabalhadoras, e o

PAIETS cumpriu e cumpre com excelência essa tarefa, che-

gando nas camadas mais populares e dialogando com os

cidadãos, construindo um ensino conjuntamente e não para

eles (FREIRE, 2005).

O programa funciona há mais de 10 anos e já auxiliou

diversas pessoas, principalmente trabalhadoras e trabalha-

dores, a ingressarem nesses outros espaços de estudos que

sempre foram extremamente elitizados. Para tornar visual as

conquistas e acertos do programa, foi elaborado um vídeo

com depoimentos dos educando e educadores do Curso

Esperança, um dos tantos cursos gerados pelo programa e

o qual eu participei. Nesses depoimentos são apresentadas

experiências pessoais de cada pessoa que passou pelo curso

e sua relação e entendimento sobre Educação Popular.

REFERÊNCIAS

FREIRE, Paulo.

Pedagogia da autonomia

. Saberes necessá-

rios à pratica educativa. Ed. Moderna,1996.

FREIRE, Paulo.

Pedagogia do oprimido

. 47. ed. Rio de Ja-

neiro: Paz e Terra, 2005.

GADOTTI, Moacir.

Paulo Freire e a Educação Popular

. Dis-

ponível em:

<http://formacaocontinuada.net.br/wp

-content/uploads/2015/06/paulo-freire-por-moacir

-gadotti.pdf>.