Table of Contents Table of Contents
Previous Page  944 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 944 / 2428 Next Page
Page Background

944

EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

periências e buscas, pois “não há ensino sem pesquisa nem

pesquisa sem ensino” (FREIRE, 1996, p.32).

CONSIDERAÇÕES

Ao buscarmos o diálogo entre a Etnomatemática e a

Educação Popular os encontros de Matemática são ressigi-

nificados, pois esse movimento possibilita que os encontros

sejam construídos de forma colaborativa de maneira que os

educandos se sintam acolhidos para juntos construírem um

espaço rico em reflexões e reconstruções e assim estabe-

lecerem as conexões da Matemática acadêmica com suas

atividades do dia-a-dia.

As atividades proporcionaram o bem estar, a alegria

na prática pedagógica, pois sem ela a docência perde o

sentido. De acordo com Freire (1996), ensinar exige querer

bem os educandos. Alegria e seriedade não são incompa-

tíveis. Ser afetivo não implica o descumprimento do dever

ético e profissional. Ser alegre não é transformar-se em um

ser “adocicado”, ser afetuoso implica em respeitar os estu-

dantes em sua completude. O que não significa isentar da

cobrança de entrega do grupo no processo de produção

e reflexão dos saberes construídos de maneira individual e

coletiva.

Enfim, as ações apresentadas nos proporcionaram

refletir sobre nossa prática docente nos desafiando indo a

busca de novos conhecimentos, e novas discussões para o

enriquecimento de nossa aprendizagem. Acreditamos que

as atividades possibilitaram aos nossos estudantes um re-

pensar sobre Matemática e sua relevância social.

Desta for-

ma, desenvolver uma proposta pedagógica contemplando o

diálogo entre a Educação Popular e a Etnomatemática pos-

sibilita uma educação comprometida com o social e com

a valorização da cultura dos estudantes. Neste contexto as

redes de conversação entre os conceitos científicos e popu-

lares se expandem e assim ampliam-se as possibilidades de

aprendizagens.