Table of Contents Table of Contents
Previous Page  938 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 938 / 2428 Next Page
Page Background

938

EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Assim compreende-se que ação pedagógica pelo

viés da Educação Popular assume uma concepção de edu-

cação realizada por meio de processos contínuos e per-

manentes de formação, que possui a intencionalidade de

transformar a realidade a partir do protagonismo dos su-

jeitos. De tal modo ao assumirmos a filosofia da Educação

Popular o grupo reconhece que a construção do conhe-

cimento se dá a partir das experiências de vida e do con-

texto social em que os sujeitos estão inseridos (NEVES e

LUZ, 2012).

Desta forma ao pensar no planejamento das ativida-

des pedagógicas o grupo tem a preocupação de integrar

os diferentes saberes construídos e assim buscar junto

aos educandos construir um espaço para além da revisão

dos conteúdos. Neste contexto é que são pensados os en-

contros de Matemática com o objetivo de potencializar a

reflexão de como essa ciência influência nosso ambiente

cultural, tecnológico, político e social. É neste sentido que

os encontros de Matemática são fundamentados pelo viés

da Etnomatemática, tendo o diálogo como a base da prá-

tica pedagógica, potencializando o processo de aproxima-

ção da Matemática com a cultura dos educandos.

Portanto as atividades aqui compartilhadas são

compilações de algumas práticas pedagógicas que visam

a partir do dialogo entre a Etnomatemática e a Educação

Popular ressignificar os encontros de Matemática no con-

texto do curso pré-universitário Maxximus. Para orientar

a leitura estruturamos o relato em dois tópicos mais as

considerações. Sendo o primeiro intitulado, Pensar o En-

sino de Matemática pela Perspectiva da Etnomatemáti-

ca, no qual apresentamos as concepções teóricas sobre

a Etnomatemática em diálogo com a Educação Popular.

No segundo tópico, Práticas Pedagógicas: um olhar para

além dos

conceitos, são compartilhadas três atividades

que buscam a partir do conversar com o contexto e com a

realidade de cada turma o desenvolvimento de conceitos

matemáticos. E por fim, trazemos as considerações.