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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

mia, ou na educação não formal. A disciplina de matemática

abrange a mentalidade humana e ativa o raciocínio lógico,

ao ponto de pensarmos a vida matematicamente. Paulo

Freire já expressava que desde o despertar pela manhã, ao

direcionar-se para o banheiro, o sujeito já inicia o proces-

so de cálculos, mesmo que na maioria das vezes de forma

não intencional, ao olhar para o relógio e analisa o tempo,

passa a projetar seu dia, onde todo o processo é cercado

de números e pensamentos, sendo no dia-a-dia percebido

da naturalidade de se matematizar, sendo esse processo o

que organiza o cotidiano do sujeito. Por fim a matemática

não pode ser visualizada como uma disciplina obrigatória,

mas sim é preciso despertar a conscientização dos sujeitos

de que vivemos cercados dela, mesmo que de forma não

notável, sendo esta disciplina essencial e didático no desen-

volver das trajetórias, pois conforme Freire “A vida que vira

existência se matematiza”.

Palavras-chave:

Conscientização. Paulo Freire. Matemática.