Table of Contents Table of Contents
Previous Page  804 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 804 / 2428 Next Page
Page Background

804

EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

gogia libertadora de Paulo Freire a favor de uma educação

humanizadora.

FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL

A formação dos (as) educadores(as) vem sendo obje-

to de debate e de profundas reformulações no Brasil e no

mundo, neste contexto, a formação docente deve ser com-

preendida em sua plenitude por meio de uma perspectiva

histórica, que permita entender de que forma ocorreram os

desdobramentos dessa formação no decurso do tempo.

Ultimamente no Brasil a formação dos educadores

vem passando por inúmeras transformações, num cenário

claramente marcado pela presença de novas tecnologias

educacionais e a dissociabilidade entre formação específica

e docente. Faz-se necessário repensar a formação docente

no Brasil, de forma que atenda as demandas da sociedade.

A história da formação docente passou por três mo-

mentos decisivos, o primeiro período corresponde à cria-

ção das escolas normais e a presença das concepções ilu-

minista e positivista na educação, que se estende de 1890 a

1930, o segundo período é influenciado pelas ideias esco-

lanovistas e vai até 1961 e o terceiro período estende-se de

1961 até 2001, sob a influência da concepção pedagógica

produtivista.

A formação docente tem se defrontado com inúmeros

desafios no que tange sua excelência, mas sofre com críticas

constantes. Já ouvimos falar também “para que estudar se

vai trocar fraldas?” ou ate mesmo “vai trabalhar de graça pro

governo”, sei que se escolhemos esta profissão é por que

sabemos a importância da educação para todos, e mesmo

que muitos não acreditam que é necessário formação para

exercer mera função, devemos mostrar que é sim que é a

partir da formação que iremos exercer nossa função com

êxito e darmos início a uma educação transformadora.

Freire nos diz que, “o futuro é dos povos e não dos im-

périos”, ou seja, somos nós que faremos nosso futuro, e por

isso devemos estar sempre em busca do melhor para nossa