Table of Contents Table of Contents
Previous Page  798 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 798 / 2428 Next Page
Page Background

798

EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

[...] A desesperança, por seu turno, é esperança que

perdeu o rumo. Cabe, por conseguinte, não uma

educação para a esperança. O papel do educador e

da educadora é cuidar para que a esperança não se

desvie e não se perca, caindo ou na desesperança

ou no desespero. Em sendo um imperativo histó-

rico, a esperança se manifesta na prática. Não há

esperança na ‘pura certeza’, isto é, na imobilidade e

na paralisia [...] (FREIRE, 2008, p. 173).

CAMINHOS CONSTRUÍDOS

Sobre os contextos e, destacando o Esperança, orga-

niza-se num processo de seleção de educandos pautado

no preenchimento de fichas com dados relativos à família,

renda e questionamentos básicos em relação a percepções

sociais, como refletir e apontar entendimentos sobre o ter-

mo “popular”. Os sujeitos passam por entrevistas onde são

avaliados o interesse e disponibilidade de horários para fre-

quentar o espaço. Após seleção, atuam 3 coordenadores

para conferirem frequência de educadores e educandos e

organizar material diário. Educadores desempenham suas

atividades dispostas num horário semanal dos componentes

curriculares, trabalhando com aulas expositivas e dialogadas

com os educandos, voltadas principalmente para questões

do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM.

ANÁLISE:

Diante dos planos prévios, estudos e práticas desen-

volvidas neste ano de Esperança, destaco o relato da educa-

dora de Biologia, Isis Ferreira Simões, e da educanda Evelyn

Ortiz Moreira, atualmente graduanda em História Bachare-

lado - FURG, que definem a análise do ano e partilham do

mesmo entendimento que o grupo ao todo.

“O Curso Pré-universitário Esperança foi o primei-

ro local onde eu tive a oportunidade de lecionar

e eu sou muito grata por isso. Foi onde eu come-

cei a me enxergar como educadora, onde superei

minhas expectativas e onde eu cresci muito tanto