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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

sociedade, aprendendo a lutar por nossos direitos.

Com a criação das escolas normais, a educação brasi-

leira do século XIX concebeu as primeiras iniciativas no que

tange a formação docente, estas instituições foram pioneiras,

no que se refere à formação dos professores foram respon-

sáveis pela instrução dos docentes que atuavam na educação

básica. A primeira experiência ocorreu no Rio de Janeiro com

a criação da primeira escola normal brasileira, a partir daí, a

prática foi reproduzida em várias regiões do país.

Por outro lado, sob a influência do ideário iluminis-

ta, a educação brasileira passou a assumir uma importância

conveniente nos anos seguintes. Nesse sentido, tanto o ilu-

minismo quanto o positivismo influenciaram na ênfase que

o Estado passara a creditar no setor educacional. Afinal, o

positivismo baseava-se na visão da realidade, interferindo

de forma decisiva no processo educacional e na formação

dos educadores no final do século XIX e início do XX.

No decorrer dos anos, as escolas normais passariam

a oferecer cursos de cinco anos com fortes influências. Esta

nova tendência se aprofundaria em todas as esferas da edu-

cação brasileira, oferecendo uma nova forma de enxergar as

questões educacionais e a formação do professor, iniciando

um novo período educacional no país.

Com a revolução da década de 30, alterou-se a or-

dem político-social e a estrutura educacional do país. Com

isso, a formação dos professores deixou de ser promovida

pelas escolas normais e passou a ser oferecida em institui-

ções de cursos superiores para este fim, caracterizando uma

crescente preocupação com a preparação docente que fora

redirecionada das Escolas Normais para as universidades. O

modelo padrão para as universidades do país foi a Facul-

dade Nacional de Filosofia, criada em 1939 e dividida em

quatro seções: Filosofia, Ciências, Letras e Pedagogia.

Com a reforma universitária, alterou-se de forma pro-

funda as estruturas da educação superior no país, onde o en-

sino passou ser ministrado de preferência nas universidades.

A reforma trouxe a obrigatoriedade escolar do ensino