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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

“situações-limites”, as quais se apresentam como determi-

nantes históricas, provocando aos sujeitos uma adaptação à

realidade em que se encontram. Para o autor, no momento

em que, na ação, se instaura a percepção crítica irá “[...] se

desenvolver um clima de esperança e confiança que leva os

homens a se empenharem na superação das “situações-li-

mites´” (FREIRE, 2004, p. 91, grifo do autor).

Dessa maneira, a proposta freiriana indica que a per-

cepção dos temas geradores acabe por acontecer quando

os sujeitos, ao mesmo tempo, percebem que os temas estão

envolvidos e, ainda, envolvem as “situações-limites”, estabe-

lecendo uma dimensão crítica.

Freire (2004), quando aborda as “situações-limites”,

remete a Álvaro Vieira Pinto, autor esse o qual elaborou uma

discussão, sobre o tema, em relação à visão pessimista pro-

posta por Karl Jasper.

Para Pinto (1960, v.2), pensar a liberdade do ser huma-

no remete às condições de lugar e tempo nas quais as “situa-

ções-limites” estão vinculadas à criação de novas possibilida-

des de transformação, e não ao enclausuramento dessas.

É nessas condições que se aproximam as ideias de

Paulo Freire e Álvaro Vieira Pinto, quando os autores apon-

tam na direção de que os seres humanos, pela percepção

crítica, empenham-se na superação das “situações-limites”,

nas quais, com a esperança, constitui-se a consciência cole-

tiva, a qual não mais deseja ser aquilo que é.

Percebe-se que os seres humanos, diante das “situa-

ções-limites”, constroem um projeto de superação e, por

esse motivo, Freire e Pinto sinalizam o alerta de que esses

sujeitos estejam envolvidos e envolvam as “situações-limi-

tes”, para que somente dessa maneira o projeto de supera-

ção seja executado pelos “atos-limites”

10

.

Problematizados os temas geradores, Freire (2004)

argumenta sobre a importância da investigação temática.

10 Para Pinto (1960, v. 2), os “atos-limites” possuem por objetivo produzir

o rompimento dos limites, pois “[...] promovem o futuro, projetando-o e

projetando-se nele, na negação objetiva da ‘situação-limite’” (PINTO, 1960,

v.2, p. 285, grifo do autor).