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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

Considerando os pressupostos elencados compreen-

de-se que o presente trabalho, em aproximação a área da

educação, possui como objetivo problematizar o pensamen-

to educacional de Paulo Freire, identificando pressupostos

as quais promovam compreender na relação educativa mo-

vimentos que estejam em prol da transformação social.

Com o intuito de abordar a referida discussão o tra-

balho está organizado nas seguintes temáticas: problemati-

zação apresenta-se uma reflexão na qual a educação toma

centralidade como atividade cuja força está na capacidade

dos seres humanos incorporarem-se ao dinamismo de seu

tempo histórico e na discussão aborda-se o exercício de

ações em prol da transformação do contexto a partir dos

movimentos de ação-reflexão. Após, seguem as considera-

ções finais.

PROBLEMATIZAÇÃO

Inserido no contexto brasileiro no final dos anos 50,

Freire propõe para a educação uma duplicidade de planos

instrumentais, como o preparo técnico para a inserção do

ser humano ao desenvolvimento da época, bem como, a

formação de disposições mentais com que esse sujeito pos-

sa situar-se nesse processo de desenvolvimento, aceitando,

conscientemente, os traumas e restrições decorrentes do

momento de industrialização.

É por meio desse trabalho educativo com os seres hu-

manos e não sobre esses, rompendo com as paredes das

escolas, que se criará e ampliará uma consciência popular

do desenvolvimento. “Não está, realmente, em que as clas-

ses dirigentes, superpostas ao povo, lhe apresentem e lhe

imponham a solução de seus problemas. Solução pensada

por elas, distanciadas do povo. É preciso que ela cresça na

interferência dessa solução” (FREIRE, 1959, p. 21).

Na obra

Educação como prática da liberdade

, Frei-

re (1969) reforça a importância atribuída à participação do

povo para o momento histórico em questão, bem como

reflete sobre a necessidade da procura de novos temas e