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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

Inserido nessa discussão, Freire (1969) aponta a edu-

cação como atividade fundamental cuja força está na ca-

pacidade dos seres humanos de incorporarem-se ao dina-

mismo da época de trânsito. “Dependeria de distinguirmos

lucidamente na época do trânsito o que estivesse nele, mas

não fosse dele, do que estando nele, fosse realmente dele”

(FREIRE, 1969, p. 48).

O momento do trânsito é o elo entre uma época que

se esvazia e uma nova que passa a se consubstanciar, possi-

bilitando à educação constituir-se como ferramenta em prol

da compreensão das contradições do tempo histórico, bem

como, tornar-se agente de superação e de criação de novas

percepções temáticas.

Essas percepções temáticas, com o foco em uma so-

ciedade homogeneamente aberta, constituem-se no ir e vir

do dinamismo do trânsito. Avanços e recuos que confundem

os seres humanos, e a cada recuo não trabalhado apropria-

damente, sem a percepção crítica do mistério do seu tempo,

corresponderia a uma desesperança.

Esse fazer uma sociedade homogeneamente aberta,

em nome de um processo de democratização, em face da

crescente participação popular e, ainda, pela superação da

situação do contexto, constitui-se como objetivo de forças

que nascem, pacificamente, às soluções almejadas. Por ou-

tro lado, forças tentam, reacionariamente, entravar o pro-

cesso, ao evitar o desafio da democratização, com o objetivo

de manter o contexto estabelecido.

Nesse momento, Freire (1969) aponta para a existên-

cia de duas categorias

9

: os progressistas e os reacionários.

Para os progressistas, é no aprofundamento das contradi-

ções entre os velhos e os novos temas, provocadores de um

clima emocional, que se constitui a superação do momento.

Já, os reacionários formulam prescrições, gerando expecta-

tivas alheias ao povo.

9

Freire (1969) afirma que é nos momentos de trânsito que os seres huma-

nos e as instituições dividem-se em categorias: os progressistas, aqueles

que são do trânsito, e os reacionários, aqueles que apenas estão no trânsi-

to.