Table of Contents Table of Contents
Previous Page  793 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 793 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

793

EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

passam a ser seu objeto de reflexão; e 5) A necessidade de

conhecimento da realidade na qual esse conhecer exige co-

dificar as partes e descodificá-las na busca da retotalização,

processos imbricados à ação-reflexão.

Não se tem como intuito encerrar a discussão a par-

tir dos pressupostos trabalhados, mas oportunizar que se

abram novas perspectivas na promoção da investigação de

conceitos que se compõem de forma articulada no que con-

cerne às relações dialético-dialógicas transformadoras.

REFERÊNCIAS

FREIRE, Paulo.

Educação e atualidade brasileira.

Tese de

concurso para a cadeira de História e Filosofia da Edu-

cação. Recife: Escola de Belas Artes de Pernambuco,

1959.

FREIRE, Paulo.

Educação como prática da liberdade

. 2. ed.

Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.

FREIRE, Paulo.

Pedagogia do oprimido

. 38. ed. São Paulo:

Paz e Terra, 2004.

FREIRE, Paulo.

Ação cultural para a liberdade e outros es-

critos

. 14. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

KRONBAUER, Luiz Gilberto. Ação-reflexão. In: STRECK, Da-

nilo; REDIM, Euclides; ZITKOSKI, Jaime Jose (orgs).

Di-

cionário Paulo Freire

. 2. ed. Belo Horizonte: Autênti-

ca, 2010. p. 23-24.

PINTO, Álvaro Vieira.

Consciência e realidade nacional

. v.

2. Rio de Janeiro: ISEB/MEC, 1960.