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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO

Quando nos referimos ao trabalho como princípio

educativo, significa que buscamos superar a dico-

tomia trabalho manual/trabalho intelectual, incor-

porar a dimensão intelectual ao trabalho produtivo

e formar jovens e adultos trabalhadores capazes

de atuar como dirigentes e cidadãos, não apenas

como governados. (GRAMSCI 1981, p.144 apud

CIAVATTA, 2005).

A partir dos diálogos com os pescadores e Freire,

constamos que a ecologia cosmocena veio para alargar ho-

rizontes e expandir práxis pedagógicas no momento em que

autoriza pescador a dizer a sua palavra, e ao mesmo tempo

o reconhece como sujeito político de sua própria vida.

Em tempos difíceis, enquanto escrevíamos esse arti-

go, nos chegou a informação de que a EJA a partir desse o

momento passa a ser aplicada totalmente a distância. Ora,

se presencialmente, já encontramos dificuldades de enten-

dimento sobre muitas práxis, imagine sem o contato direto

com os sujeitos que ainda chegam timidamente no ambien-

te escolar?

Seguimos na condição de pesquisadoras preocupadas

com os rumos da educação em nosso país, e principalmente

com os rumos dos trabalhadores das classes populares, pes-

cadores, ribeirinhos, quilombolas, indígenas, negros, LGBTs e

outros, pois a representatividade política que não foi eleita

por esses segmentos e toma o Brasil de assalto, não dialoga

e muito menos se preocupa em instituir legislações que os

protejam das mais variadas formas de preconceitos e violên-

cias, e o que é mais alarmante, retira desses grupos direitos

conquistados secularmente.

Fizemos esse parêntese, para reforçarmos a necessi-

dade de muitas leituras, e quiçá outros autores que inte-

gram nossas pesquisas, sem perdermos o foco da

ecologia

cosmocena que versa sobre a necessidade de se repensar

a formação integral do sujeito sobre uma nova compreen-

são das discussões existentes referentes à relação homem

e natureza, uma Ecologia humanista com uma valorização

a vida.