Table of Contents Table of Contents
Previous Page  746 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 746 / 2428 Next Page
Page Background

746

EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Para trabalharmos essas especificidades, faremos uso

desse conceito dentro do campo dos Fundamentos da Edu-

cação Ambiental, onde assumimos o cuidado de socializar

as reflexões com um rigor científico, tentando respeitar a

relação desse grupo em sintonia com o

cosmos,

numa tenta-

tiva de entender historicamente como esses pescadores(as)

e agricultores (as) se tornaram protagonistas de seus apren-

dizados (vida) em detrimento de seu processo educacional

tradicional e em seu cotidiano nos dão os maiores exemplos

de respeito com o ambiente.

Diante destas correlações educativas, é no espaço não

formal que nutrimos nossos espíritos ao dialogarmos com

esses pescadores (as), agricultores (as) e suas diferentes

formas de verem e entenderem o mundo perpassados por

um conhecimento milenar presentes nesses espaços, que os

fortalece e os liga diretamente aos saberes de mundo.

CONCLUSÕES

Realizar o aprofundamento de estudos existentes

sobre Educação de Jovens e Adultos de comunidades tra-

dicionais focados como principal instrumento de proble-

matização a Ecologia Cosmocena é legitimar quiçá, a cria-

ção como uma ciência potente e reveladora que foca na

preocupação da natureza como um todo, e também com a

verdadeira causa e principalmente com a origem das doen-

ças mais comuns da humanidade, que tem se refletido di-

retamente no desequilíbrio dos campos energéticos. Cons-

tatações essas que vivemos intensamente ao dialogarmos

com esses sujeitos agricultores (as), pescadores (as) que

possuem uma relação intrínseca com o meio em que vive

e que possui uma relação direta com a natureza e com

os recursos naturais de onde tira seus subsídios econômi-

cos de sobrevivência. Diante das grandes transformações

que ambiente vem sofrendo principalmente pelo fomen-

to do sistema capitalista é importante que nesses espaços

de educação formal ou informal se faça o diálogo sobre

o horizonte que busca modificar a relação sujeito-objeto