Table of Contents Table of Contents
Previous Page  740 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 740 / 2428 Next Page
Page Background

740

EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

A partir da contribuição do autor, esse conceito nasce

da necessidade hermenêutica de num campo fértil, alargam

conhecimentos e trocas de saberes a partir da educação po-

pular e ambiental cujo campo da práxis se dá na educação

de jovens e adultos em comunidades tradicionais.

DIÁLOGOS: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS,

ECOLOGIA COSMOCENA E COMUNIDADES

TRADICIONAIS

Lembrando que nossa História acompanha um movi-

mento cíclico, após muitos anos de pesquisas, no início do

Século XXI surge um novo conceito denominado de “Eco-

logia Cosmocena”. Quem o cunhou e o apresenta para a

sociedade é o pesquisador/autor, Dr. Professor Vilmar Alves

Pereira. A fim de melhor identificar de onde parte nossa pro-

posta no XX Fórum de Estudos Leituras de Paulo Freire, faz-

-se necessário apresentarmos essa nova terminologia sob a

ótica de sua raiz epistemológica:

Reconhecendo o horizonte da era

Antropocena

, em

que se avalia o impacto das atividades humanas

como determinantes na alteração ecológica do pla-

neta, sugerimos uma Ecologia que denominamos

Cosmocena

– não enquanto uma era, mas enquanto

uma necessidade hermenêutica de reposicionarmos

a referida relação. Trata-se de um estudo de inspira-

ção em leituras da Hermenêutica (Gadamer, 2002);

Física Quântica e Ecologia (Capra, 2006; 2011);

Pensamento Pós-Metafísico (Habermas, 2002; Leff,

2006); Astrofísica e Filosofia – Inteligência Espiritual

(Zohar; Marshall,

2012); Ecologia e Ética (Boff, 2012); Ambientalismo

e Medicina (Lovelock, 2010), e

Biodiversidade (Wil-

son, 2008). Esses referenciais nos indicam a possi-

bilidade de uma ecologia com maior sintonia entre

a natureza e a humanidade, redefinindo olhares,

vivências e aprendizagens com o

cosmos

(PEREIRA,

2016 p. 138

4

).

4

Texto extraído do artigo publicado na revista eletrônica do Mestrado em

Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande – FURG Edição

Especial, julho/2016