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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO

Sendo o “bem viver” uma característica peculiar des-

se povo que acorda cedo, organiza seu material, sendo os

pescadores com a manutenção das suas redes para a noite

ir para a Laguna dos Patos pescar, é importante ressaltar

aqui que as mulheres pescadoras possuem um papel im-

portantíssimo na cadeia produtiva do pescado sendo elas

as responsáveis pela organização das atividades domésti-

cas, beneficiamento do pescado e ainda garante uma es-

trutura mínima de organização familiar permitindo que o

pescador tenha condições e qualidade para realizar as lidas

no mar, os agricultores e agricultoras com seus artefatos

realizam o plantio e possuem uma conexão com a terra e

com ambiente se utilizando dos conhecimentos populares

para realizar suas atividades com êxito. Com isso, é impor-

tante refletir sobre a conjuntura política atual em nosso

país que através de um governo ilegítimo retira os direitos

do povo, sobretudo da classe trabalhadora, neste sentido

a luta para ter no mínimo seus direitos respaldados nas

legislações trabalhistas por se identificarem enquanto tra-

balhadores autônomos se fazem presente nestas comuni-

dades.

Partir da Ecologia Cosmocena e socializar como esses

sujeitos empoderados de seus barcos, mar e terra se tornam

desbravadores do ambiente porque acreditam na força de

seu trabalho, deixando seus acessos à educação em outros

planos ainda quando jovens, porque estão envolvidos em

metas na maioria das vezes inatingíveis dentro do sistema

que historicamente não os valoriza na partilha real de seu

trabalho, restando-lhes pouquíssimos lucros. Neste cenário,

o projeto educação para pescadores busca um viés emba-

sado na Educação Popular respeitando a realidade destes

sujeitos, oportunizando a formação na educação básica

através da modalidade da Educação de Jovens e Adultos.

Respaldados por esta nova teoria reaproximamos os saberes

tradicionais que ao longo do tempo foram afastados por

essa epistemologia cartesiana presente nos espaços formais

e até mesmo informais.