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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO

jovens de desenvolver senso crítico, de se posicionar politi-

camente, de produzir ideias próprias e não reproduzir ideias

enlatadas, nem ser manipulados?

Ou seja, sem este tipo de experiência política nossos

jovens estarão mais vulneráveis? Ficamos tentados a pensar

que esta vulnerabilidade interessa a muitos políticos e parti-

dos políticos, correto, mestre?

Edgar Morin e Carlos Delgado, em sua obra Reinven-

tar a Educação, inspiram-se em ti e retomam sua ideia de

que toda a educação é política. Alertam para a diferença

entre política e partido político. Como falar de política em

ambiente escolar? Estes autores respondem a esta indaga-

ção assim:

“Falemos de política com maiúsculas; de uma política

que consiste em tomar consciência do mundo em que se

vive, das relações democráticas que queremos que nele pre-

dominem e começaremos a entrever que existe um divórcio

entre a educação e essa política porque a educação está fa-

lhando em sua função de preparação dos seres humanos

para a vida.” (MORIN; DELGADO, 2016, p. 77)

Ou seja, quanto menos experiências vividas sobre a

política na educação mais falho será o preparo para a vida

e para a participação nela. Mais reféns estarão os jovens de

decisões tomadas por outrem. Mais inseguros. Este tal dis-

positivo – escola sem partido – que teria sido criado para

proteger o jovem, na verdade, o distanciaria do debate acer-

ca de sua existência e de suas capacidades de transforma-

ção social? De sua participação? A politicidade da educação,

afinal, não deveria ser banida e sim todo o contrário disso,

correto? O que você acha disso, você que viveu e sofreu a

ditadura?

“A politicidade da educação é a qualidade que a edu-

cação tem de ser política. E um princípio relacionado com

esta qualidade é que a educação nunca foi nem nunca será

neutra. Eu não estou falando de partidos, dos Democratas

ou dos Republicanos, mas apenas analisando a natureza do

processo educacional. Claro, os partidos têm não somente o