Table of Contents Table of Contents
Previous Page  720 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 720 / 2428 Next Page
Page Background

720

EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

da educação necessita, muitas vezes, de mudanças no fazer

pedagógico. Significa repensar antigas práticas, na qual o

computador não estava inserido.

Neste contexto, o ensino híbrido é apresentado como

um meio de oferecer o ensino

on-line

e

off-line,

consistindo

na integração de diferentes momentos de aprendizagens,

para que os estudantes tenham a chance de aplicar e cons-

truir o conhecimento em etapas. Explorando as tecnologias

durante a aula presencial ou à distância proporcionando a

dialogicidade entre os atores do processo ensino aprendiza-

gem “o educador e o educando”.

A formação assim planejada contribui para a integra-

ção social do sujeito. Ela compreende não só o mundo do

trabalho e as suas demandas, mas também a aquisição de

outras competências, como a de ser um cidadão crítico e

construtivo, capaz de compreender a realidade social, eco-

nômica, política e cultural, e que possa atuar na sociedade

de forma ética, competente, técnica e politicamente correta,

visando a melhoria de vida da coletividade. “Por isso mesmo

a capacitação de mulheres e de homens em torno de sabe-

res instrumentais jamais pode prescindir de sua formação

ética” (FREIRE, 2011, p. 55).

É necessário possibilitar acesso a todos e todas às

ferramentas e acessórios tecnológicos com a maior auto-

nomia e ter a consciência de como usá-los na e para a edu-

cação. Pois, esta não se reduz apenas a técnica, mas não se

faz educação sem ela. O uso da informática é visto como

um grande aliado no processo educacional incluindo ao da

modalidade EJA.

Na educação, o uso do computador em sala de aula

não significa deixar de promover o estudo em grupo, com o

professor ou colegas, valorizando a interação e o aprendiza-

do coletivo e colaborativo. Mas, poderá ter a opção de mes-

clar a aprendizagem

on-line

, onde geralmente o estudante

faz as leituras e atividades em seu tempo disponível, poden-

do ser no laboratório de informática da escola, em sua casa

ou em outros espaços que possam acessar a internet.