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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO

O ensino híbrido contempla tal perspectiva de apren-

dizagem. Isto porque, segundo a especialista Lilian Bacich

(2016), “o ensino híbrido é uma mistura metodológica que

impacta a ação do professor em situações de ensino e a

ação dos estudantes em situações de aprendizagem”. Isto

significa que o professor que faz uso de atividades

on-line

e

off-line

está utilizando o ensino híbrido, proporcionando

aos estudantes diferentes formas de ensinar e aprender um

determinado conceito. O objetivo central das duas possibili-

dades deve ser comum, apesar de cada uma ocorrer em mo-

mentos diferentes e com características próprias, mas que se

complementam e oferecem diferentes formas de aprender

e ensinar algo.

O ensino híbrido é facilitador de um processo em que

o  educando seja o protagonista da ação educativa, ao mes-

clar atividades no computador e depois dar continuidade

em sala de aula ou ao contrário faz com que ele vivencie

formas diferentes de entendimento do conteúdo a ser tra-

balhado. Para possibilitar estas duas modalidades de ensi-

no, se faz necessário que seja oferecida uma ferramenta de

auxílio para aqueles que não possuem familiarização com o

computador e aqueles que participam do ambiente educa-

cional devem procurar parceiros que possam pesquisar qual

é a mais adequada.

Moran (2005, p. 11) contribui no entendimento da

necessidade de oferecer um ensino que tenha também a

informática, mas vinculado a proposta conhecida como “tra-

dicional”. Isto fica claro quando diz que “podemos aprender

desde vários lugares, ao mesmo tempo, on-line e off-line

juntos e separados”. O problema se dá quando o estudan-

te não domina as tecnologias, sendo preciso que ocorra al-

guma intervenção pedagógica que o  auxilie romper com

a dificuldade apresentada por eles e diagnosticada pelos

professores.

Incluir os alunos da Educação de Jovens e Adultos no

mundo digital é, ao mesmo tempo, despertar neles o inte-

resse, não apenas dos conteúdos desenvolvidos na sala de