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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO

com a formação profissional, ou seja, a formação

integral do educando. A formação assim pensada

contribui para a integração social do educando, o

que compreende o mundo do trabalho sem resu-

mir-se a ele, assim como compreende a continuida-

de de estudos. (BRASIL, 2005, p. 28).

Para atingir os objetivos vislumbrados pela educação

voltada aos estudantes que buscam uma formação técni-

ca são necessárias ações que contribuam para a superação

da dicotomia histórica entre o pensar e o fazer. Os educan-

dos que ingressam nos cursos deste programa pretendem

adquirir conhecimentos práticos do mundo do trabalho

suficientes para se tornarem profissionais, sendo o uso de

tecnologias uma das habilidades básicas necessárias no pro-

cesso formativo.  

Neste sentido, o público que busca os cursos do Pro-

grama Nacional de Integração da Educação Profissional

com a Educação Básica para Educação de Jovens e Adultos

(PROEJA) participa de uma camada da população que so-

fre as consequências da desigualdade econômica e social,

não tendo acesso aos direitos sociais do ser humano, dentre

eles o direito à educação básica e de qualidade.  Estes su-

jeitos passaram pela experiência de exclusão no processo

de ensino formal, pertencem a um grupo, que por diversos

motivos, deixaram para trás a escola e as respectivas opor-

tunidades de qualificação. O que impossibilita o acesso a

vagas de empregos com melhores remunerações. A qualifi-

cação profissional, na perspectiva de inclusão no mundo do

trabalho, necessita cada vez mais preparar o estudante para

utilizar novos meios de execução de tarefas.

A proposta do PROEJA constitui uma ação de ensi-

no inclusivo para aqueles que deixaram de estudar e que

precisam, com urgência, inserir-se no mundo do trabalho.

Esse público tem por característica a descontinuidade no

processo de ensino aprendizagem. E, para além da pobre-

za, convivem com fenômenos sociais como: o alcoolismo, as

drogas, a violência doméstica. Situações identificadas como

causas da sua dificuldade de aprendizagem. Outros fatores