Table of Contents Table of Contents
Previous Page  620 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 620 / 2428 Next Page
Page Background

620

EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

mento. Esse estranhamento sugere uma formação inovado-

ra, diferenciada (possível de ser realizada mediante a meto-

dologia da pesquisa-ação). Corroborando também:

Uma das características deste tipo de pesquisa é

que através dela se procura intervir na prática de

modo inovador já no decorrer do próprio proces-

so de pesquisa e não apenas como possível con-

seqüência de uma recomendação na etapa final do

projeto. (ENGEL 2000, p. 182)

Ao adotá-la fica claro o propósito de proporcionar

que os professores reflitam sobre os acontecimentos diários

referentes às relações de gênero, sejam eles nos momen-

tos pedagógicos (escolha de cores para realizar atividades,

ou escolha de brinquedos para interagir com os demais) ou

em momentos mais atrelados ao cuidar (uso de toalhas com

imagens de personagens infantis, ou respeito ao colega do

mesmo gênero ou oposto) possibilitando tomadas de deci-

sões que beneficiarão os alunos. Da mesma forma, viabili-

zará que os docentes se desenvolvam profissionalmente, ao

serem aprofundados os assuntos.

Existem alguns aspectos caracterizando a pesquisa-a-

ção como uma estratégia metodológica de pesquisa social:

a) há uma ampla e explícita interação entre pesqui-

sadores e pessoas implicadas na situação investi-

gada; b) desta interação resulta a ordem de prio-

ridade dos problemas a serem pesquisados e das

soluções a serem encaminhadas sob forma de ação

concreta; c) o objeto de investigação não é cons-

tituído pelas pessoas e sim pela situação social e

pelos problemas de diferentes naturezas encontra-

dos nesta situação; d) o objetivo da pesquisa-ação

consiste em resolver ou, pelo menos, em esclarecer

os problemas da situação observada; (THIOLLENT,

1986, p. 16)

O modo de formato da pesquisa-ação será dado con-

forme o cenário apresentado. Por esse motivo, é realizada

dentro do espaço onde a problemática acontece – a esco-