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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Tomamos por empréstimo esta frase de Samir Amin

para principiar nosso diálogo com relação a decoloniali-

dade, ainda que por contradição: Colonização. O que vem

a ser o processo de colonização? Criar colônia. Expandir

território.

Sob este enfoque, a História da América se inclui

como objeto de estudo, a partir da Idade Moderna, aliás,

Enrique Dussel advoga que por aí principia o mito da

modernidade:

La Modernidad se originó en las ciudades europeas

medievales, libres, centros de enorme creatividad.

Pero “nació” cuando Europa pudo confrontarse con

“el Otro” y controlarlo, vencerlo, violentarlo; cuan-

do pudo definirse como un “ego” descubridor, con-

quistador, colonizador de la Alteridad constitutiva

de la misma Modernidad. De todas maneras, ese

Otro no fue “des-cubierto” como Otro, sino que fue

“en-cubierto” como “lo Mismo” que Europea era

desde siempre. De manera que 1492 será el mo-

mento del “nacimiento” de la Modernidad como

concepto, el momento concreto del” origen” de un

“mito” de violencia sacrificial muy particular y, al

mismo tiempo, un proceso de “en- cubrimiento” de

lo no europeo. (DUSSEL, 1994 p.8).

Para Dussel, não há em 1492 um descobrimento, há

sim um encobrimento. Foi encoberta a história, religiosida-

de, a cultura, o saber. Todo um entendimento de mundo,

de existir e relacionar-se com o outro e com a natureza. O

processo de colonização das Américas. No caso da América

do Sul, uma colonização de exploração. Explorar as riquezas,

minérios, fauna, flora, e também o ser humano, o comércio

de corpos. Fato que esta colonização se deu pela violência

bélica. Mas seguiram-se outras.

O pensamento de Freire contribui para pensarmos a

descolonização do currículo da educação do campo como

ação consciente por meio de uma ação cultural em direção

de dar audiência aquelas vozes historicamente silenciadas,

no caso o sabe milenar dos campesinos.