Table of Contents Table of Contents
Previous Page  499 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 499 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

499

EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:

RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS

REFERÊNCIAS

ARROYO, Miguel Gonzáles. Diversidade. In: CALDART, Rose-

li Salete. PEREIRA, Isabel Brasil. ALENTEJANO, Paulo.

FRIGOTTO, Gaudêncio.

Dicionário da Educação do

Campo.

Expressão Popular, 2012. p 229-237.

SANTOS, Boaventura de Sousa.

Renovar a teoria crítica e

reinventar a emancipação social.

São Paulo: Boitem-

po, 2007.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues.

Educação popular.

São Paulo:

Brasiliense, 1984.

CALDART, Roseli Salete.

Sobre Educação do Campo.

Brasí-

lia: MDA, 2010

CALDART, Roseli Salete. Educação do Campo. In: CALDART,

Roseli Salete. PEREIRA, Isabel Brasil. ALENTEJANO,

Paulo. FRIGOTTO, Gaudêncio.

Dicionário da Educa-

ção do Campo.

Expressão Popular, 2012. p 259-257.

FERNANDES, Bernardo Mançano.

Educação do Campo:

Tipologia de território. Entrevistadora: Aline Corrêa.

Gravação Sonora (30min). Entrevista concedida à pes-

quisa Escola Família de Santa Cruz do Sul: Pedagogia

da Alternância e Possibilidades Emancipatórias. 2015

FREIRE, Paulo.

Educação e mudança.

3 ed. Rio de Janeiro:

Paz e Terra, 2005.

FREIRE, Paulo.

A educação na cidade.

2 ed. São Paulo: Cor-

tez, 1995.

FREIRE, Paulo.

Pedagogia da esperança:

um reencontro

com a pedagogia do oprimido. 3 ed São Paulo: Paz e

Terra, 1994.

FREIRE, Paulo.

Conscientização:

teoria e prática da liberta-

ção, uma introdução ao pensamento de Paulo Freire.

3 ed. São Paulo: Moraes, 1992.

REIRE, Paulo.

Ação cultural para a liberdade e outros es-

critos.

3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.