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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Autor/a

Educação do

Campo

Educação Popular Ambas convergem

em

Maria do Socorro Xa-

vier Batista

Artigo

Os movimentos so-

ciais cultivando uma

educação popular do

campo1. 2006.

Experimentações co-

letivas;

Interesse de classes

e crítica a realidade;

Respeito a diversida-

de cultural do cam-

pesinato;

A educação desem-

penha um papel

estratégico na mo-

bilização

popular

“escola é mais que

escola”;

Educação ambiental

como própria expe-

riência de vida;

Busca da solidarie-

dade,

igualdade,

participação e eman-

cipação;

Rompe com a educa-

ção bancária em vista

de outra postura.

Os princípios da E.P.

fundamentam reivin-

dicações dos Movi-

mentos Sociais – de

onde surge a EdoC;

Formação de edu-

cadores munidos de

referenciais teóricos

dos

Movimentos

para atuarem;

Alunos/as com po-

sicionamento ativo,

com outras meto-

dologias que negam

o autoritarismo e a

centralidade no po-

der do professor;

O Pronera desafia

e impacta metodo-

logias e modos de

gestão nas universi-

dades conveniadas.

Márcia Eliana Ziech

Artigo

“A educação do cam-

po na perspectiva da

educação popular”.

2017.

Não aceitam mais a

escolinha rural – es-

colinha de letras mí-

nimas;

Surge novos ânimos

e cobranças às esfe-

ras governamentais;

Pertencimento da es-

cola à comunidade;

Há um contexto di-

ferenciado do fazer

pedagógico.

O povo é possuidor

de cultura e saber e

por isso desafia ir ao

campo, sair das pare-

des da escola;

Importância dos sa-

beres populares das

pessoas;

Outros sujeitos inci-

dem na escola; dia-

lógica entre o local

e o global frente aos

conhecimentos;

Reivindicação de di-

reitos e educação de

qualidade;

Diversidade de su-

jeitos;

Há troca de saberes

entre os sujeitos;

A preservação do

meio ambiente inte-

gra a educação.