Table of Contents Table of Contents
Previous Page  460 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 460 / 2428 Next Page
Page Background

460

EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

te, de uma mistura, algo que já é explicitado no

Dicionário

da educação do campo

com dois verbetes separados

5

.

Sobre as buscas realizadas o que verificamos foi o

seguinte: no

google

, a princípio, nas dez tentativas (busca

progressiva, analisando os títulos dos artigos em língua por-

tuguesa) olhando todos os títulos apresentados, sendo cer-

ca de cem, deu para identificar nove textos com títulos ou

resumos com as palavras “Educação do campo e educação

popular” numa mesma frase, indicando que o texto faz essa

interlocução; um texto trazia “Freire e a educação popular

do campo” no

google acadêmico

aparecem bem mais tex-

tos com as temáticas separadas: ou educação do campo,

ou educação popular. Vale ressaltar que nessas buscas deu

para visualisar um Congresso Internacional ocorrido na Uni-

versidade Federal de Goiás (UFG) no ano de 2017, tratando

da temática Educação popular e educação do campo, assim

como um seminário temático realizado em 2015 no PPGE-

du da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS),

mas este com duração somente de quatro horas, inserido

em uma disciplina.

Com relação ao banco de teses e dissertações seria

necessário baixar um grande número de trabalhos esco-

lhendo um período para análise, mas devido ao caráter do

texto, verificamos somente os títulos, visto que não se trata

de uma pesquisa (de fôlego) quantitativa. Nos títulos obser-

vados, outra vez sublinhamos que aparecem separadamente

trabalhos que tratam ou da educação popular ou educação

do campo/rural ou educação popular do/no campo com

maior intensidade. Um dos textos analisados nos ajudou so-

bremaneira com relação à problemática, trata-se do artigo

da autora Márcia Eliana Ziech (2017), que abordou em sua

dissertação de mestrado no PPG da Unijuí(RS) “A educação

do campo na perspectiva da educação popular” e assim, em

sua busca, mapeou 113 produções e, dessas, apenas treze

faziam diretamente a relação entre educação do campo com

5

O verbete EdoC é trabalhado por Roseli Salete Caldart e o que trata de

Educação Popular, por Conceição Paludo.